Nem todo mundo sabe que o Bina, que identifica o número do telefone de quem está ligando, foi inventado pelo engenheiro brasileiro Nélio José Nicolai, que morreu na semana passada aos 77 anos de idade.

Nélio José Nicolai

O engenheiro estava em processo de recuperação de um AVC sofrido havia cinco meses, mas, nos últimos dias, apresentou complicações pulmonares, o que o levou a óbito na última sexta-feira (13). De acordo com sua filha, ele "teve oportunidades de sair do país, mas dizia que queria lutar pelo Brasil, para trazer as invenções e benefícios ao país". Ela também contou que seu pai tinha várias outras invenções, como, por exemplo, o sistema que envia um alerta para o celular sempre que nós fazemos uma compra com o cartão de crédito.

Contudo, ainda que tenha sido o autor dessas e outras invenções grandiosas, Nicolai não desfrutou de ganhos financeiros por conta delas. Ele enfrentava uma batalha judicial pelo reconhecimento dos direitos de uso do Bina havia mais de 15 anos, mas, em 1997, recebeu do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) a patente do Bina. Ainda assim, precisou entrar na Justiça para que as empresas telefônicas reconhecessem seus direitos autorais - o que o tornaria milionário se tivesse vivido o suficiente até que a decisão da Justiça fosse tomada a seu favor.