Dos 4Ps do Marketing aos 6 pilares do digital





Produto, Preço, Praça e Promoção – os 4Ps do marketing – foram por décadas os pilares fundamentais para o planejamento estratégico das marcas e fizeram sentido enquanto a jornada de consumo era previsível. No entanto, deixaram de ser suficientes com a conectividade e a possibilidade de rastrear comportamento e hábitos das pessoas. Selecionamos, 6 pilares que, sobrepostos aos 4Ps, ditam os rumos da gestão de marca nos dias de hoje.

1. DADOS
O marketing digital avança proporcionalmente à maior capacidade das ferramentas de tecnologia de analisar, integrar e gerar insights sobre o consumidor, a partir dos dados disponíveis e outros que ainda serão coletados. Afinal, analisar dados é compor o mais fiel retrato do comportamento humano. Empresas que contam com uma boa ferramenta de Analytics têm conseguido prever o próximo passo dos seus clientes, entregando não só o que eles buscam, mas o que ainda vão precisar. A publicidade torna-se mais inteligente e a marca conecta-se à jornada do seu consumidor no contexto correto e com relevância.

2. MOBILE
Ao mesmo tempo em que o conceito de mobilidade expande-se com a conectividade de tudo, o mobile torna-se ainda mais uma extensão do nosso próprio corpo. A internet móvel é o primeiro ponto de acesso à web para muitos usuários e traz oportunidades para quem faz uso dessa janela. As possibilidades são muitas, desde aplicativos, sites mobile e meios de pagamentos por meio do celular, que vêm revolucionando a área. A boa estratégia mobile, sustentada por robustas e confiáveis plataformas de tecnologia, se torna fluida e natural.


3. CONTEÚDO
É no ambiente digital que o conteúdo encontra seu maior poder de disseminação. Quando bem executado, o marketing baseado em conteúdo pode ser extremamente eficiente para estreitar o relacionamento entre marcas e pessoas. Mas para que essa estratégia seja assertiva, é preciso ter unidade, identidade, gestão e velocidade. Tudo ao mesmo tempo. Impossível? Não. Desde que se tenha os parceiros e as plataformas corretas. A gestão do conteúdo precisa de agilidade para acompanhar os assuntos que estão em alta (e pegar carona neles, quando for o caso) e também para corrigir rotas com agilidade em tempo real.

4. INDEXAÇÃO
É como uma marca aparece quando ela própria e sua área de atuação ou temas relacionados são pesquisados na internet. Se posicionar bem no resultado das buscas é essencial para o desempenho de uma marca no ambiente digital. Para isso, existem links patrocinados e pesquisa orgânica. O SEO (Search Engine Optimization) é o componente-chave da pesquisa orgânica.

5. DESIGN
O papel do design atualmente extrapola e muito a direção de arte e o trabalho criativo do profissional designer. Design pode ser aplicado para propor soluções para desafios do mundo e melhorar a experiência do usuário. É sobre como o consumidor vai acessar um aplicativo e ter uma boa navegação dentro dele. É sobre surpreender - e não espantar - as pessoas que acessam um site pelo smartphone ou tablet. No contexto do marketing digital, o gestor de marca é como um pintor com uma tela a sua frente.

6. REDES SOCIAIS
As plataformas sociais têm importância indiscutível no marketing digital, não só pela capacidade de distribuir conteúdo a uma audiência que nelas estão, mas também por permitirem formatos diversos de interação entre marcas e consumidores. É nesse ambiente que ocorre a maior parte da interação entre empresas e consumidores e que se propagam recomendações, positivas ou não, tão levadas em conta na hora da compra. A liquidez do conteúdo, ou seja, a capacidade que ele tem de se “esparramar” por outras mídias além daquela para a qual foi originalmente criado, encontra nas redes sociais terreno fértil para gerar conversas e, por que não, conversão.
Dos 4Ps do Marketing aos 6 pilares do digital Dos 4Ps do Marketing aos 6 pilares do digital Reviewed by Daniel Nuredo on 08 novembro Rating: 5

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