O delator da NSA, Edward Snowden, ajudou criar uma nova maneira de se proteger de potenciais bisbilhoteiros. Ele se juntou com o pessoal da Freedom of the Press Foundation para criar um app open-source para Android chamado Haven, que transforma seu celular em um sistema de segurança de bolso. Tudo que você precisa é um telefone extra e uma dose saudável de paranoia.


O aplicativo funciona assim: instale o Haven em um smartphone e deixe-o em qualquer lugar que você deseja manter seguro ou vigiar – seu quarto, em seu escritório, ao lado de um laptop que armazena um monte de segredos do governo, qualquer lugar que seja.

O aplicativo, então, utilizará o microfone do telefone para ouvir os intrusos, a câmera para registrar um malfeitor em vídeo e o acelerômetro para registrar qualquer movimento do próprio dispositivo. Ele também usa o sensor de luz ambiente para perceber mudanças na luz e o monitor de energia para detectar se ele foi conectado ou desconectado em algum outro aparelho.

O aplicativo envia automaticamente atualizações, incluindo áudio e vídeo, para o seu telefone principal, a qualquer hora que algo acontecer.

Para ser mais seguro ainda, os alertas são enviados por meio do Signal, o popular aplicativo de mensagens criptografadas apoiado por Snowden. Se você não quiser atualizações em tempo real, é possível verificar o log do telefone a partir do Haven, ou remotamente, utilizando o navegador Tor ou no próprio dispositivo. A versão beta do Haven já está disponível na Play Store e na F-Droid e é gratuito.