Facebook e Microsoft ajudarão EUA a bloquear ataque norte-coreano



Os EUA culpam Pyongyang pelo ciberataque de maio, o "WannaCry". Facebook revelou ter apagado contas de membros ligados ao grupo de hackers Lazarus, suspeito de ligações à Coreia do Norte

O Facebook e a Microsoft bloquearam na semana passada vários ciberataques com origem na Coreia do Norte, disse esta terça-feira o conselheiro de segurança da Casa Branca Tom Bossert. Os EUA culpam Pyongyang pelos ataques de maio que visaram hospitais, bancos e outras empresas.


Um porta-vos do Facebook disse esta terça-feira que a empresa apagou algumas contas associadas ao grupo Lazarus, na semana passada, "para tornar as atividades [do grupo] mais difíceis [de executar]".

A Microsoft ainda não reagiu às afirmações de Bossert e Pyongyang já negou por diversas vezes qualquer responsabilidade no ciberataque "WannaCry".

"O Facebook encerrou contas e parou os comandos operacionais do ciberataque e a Microsoft atuou para corrigir ataques existentes, não apenas o "Wanna Cry" [o ataque inicial], revelou Bossert.

O conselheiro da Casa Branca não deu mais pormenores sobre as ações levadas a cabo pelo Governos dos EUA e pelas empresas para proteger o país de ciberataques.

Bossert reforçou que Pyongyang era o responsável pelo ataque de maio, que tinha como objetivo "causar destruição". No entanto, o responsável reconheceu que não há muito mais que os EUA possam fazer para pressionar a Coreia do Norte. "Mas nunca é demais dizer-lhes que nós sabemos que foram eles".

A mesma fonte afirmou que o Governo norte-americano tem provas claras que a Coreia do Norte foi responsável pelo ciberataque, apesar de não ter avançado com mais detalhes.

Entretanto, um oficial sénior da administração norte-americana disse à Reuters que os serviços de inteligência têm "um alto nível de confiança" de que um grupo de hackers de nome Lazarus Group, com ligações a Pyongyang, foi o responsável polo ciberataque "WannaCry". "Fontes classificadas e ouros métodos foram usados para fazer essa afirmação", disse o mesmo oficial.
Facebook e Microsoft ajudarão EUA a bloquear ataque norte-coreano Facebook e Microsoft ajudarão EUA a bloquear ataque norte-coreano Reviewed by Daniel Nuredo on 20 dezembro Rating: 5

Nenhum comentário

Recent in Games

Image Link [https://pbs.twimg.com/profile_images/947950678483316736/8L2OOHt5_400x400.jpg] Author Name [Escrito por Daniel Nuredo] Author Description [Empreendedor digital, palestrante, ciclista, apaixonado por marketing digital e tecnologia e fundador do JobDoDaniel - Marketing Digital ] Facebook Username [danielnuredo] Twitter Username [danielnuredo] Instagram Username [danielnuredo]