
Muito se fala sobre o comércio eletrônico nos últimos tempos, e muito ainda será dito a respeito da sua evolução no mercado brasileiro. Algumas dúvidas iniciais acabaram respondidas positivamente, outras perguntas ainda não foram esclarecidas mas, sobretudo, hoje já sabemos quais as empresas e os sistemas que fazem tudo funcionar.
1 – O NEGÓCIO PODE CRESCER RÁPIDO… se você o levar a sério
Ao contrário do que acontece com as lojas físicas, os negócios na internet geralmente podem ser abertos com pouco dinheiro, sem equipe de apoio e até de dentro da sua própria casa.
Isso é bom? Claro, mas também faz com que muita gente encare o empreendimento como algo sendo “menos sério” do que uma loja física no centro da cidade, por exemplo, NÃO FAÇA ISSO.
2 – VOCÊ NÃO PRECISA DE UM SITE... para começar
Se algum leitor nos perguntasse qual é o engano mais comum entre os empreendedores que estão em busca de começar a vender pela internet, com certeza falaríamos algo sobre a questão do site.
Aliás, é altamente recomendado que comece o seu ecommerce sem um site, utilizando apenas as redes sociais e marketplaces como o Mercado Livre, OLX. Isso te dará a oportunidade de validar seus produtos antes de gastar tempo e energia com a construção de uma loja virtual.
Vai montar um ecommerce? Então saiba que o marketing é importante… De nada adianta ter os melhores produtos pelos melhores preços se, no final do dia, ninguém fica sabendo das suas ofertas.
Se você recentemente acessou um artigo ou vídeo onde alguém dizia que é completamente possível ficar milionário da noite para o dia trabalhando pouco, desconfie. Pelo menos não é assim que funciona no comércio eletrônico.
5 – É PRECISO NICHAR... defina qual o seu
Por fim, não seja o empreendedor que tenta vender “de tudo para todos”. Lembre-se que, ao começar a vender pela internet no Brasil, você alcançará um mercado de mais de 200 milhões de pessoas… Praticamente qualquer nicho tem potencial para ser trabalhado.