Fake news: Comissão Europeia prepara grupo para tratar de notícias falsas



Resultado de imagem para fakenews

Assim como planeja o Tribunal Superior Eleitoral com a Polícia Federal no Brasil, a Comissão Europeia também está montando um grupo para abordar e combater as notícias falsas (fake news) e a desinformação online. A entidade anunciou nesta sexta-feira, 12, que indicou 39 especialistas da sociedade civil, mídias sociais, plataformas online, organizações de mídia e notícias e academia para formar um "grupo de alto nível" para contribuir com o desenvolvimento de uma estratégia para toda a União Europeia sobre o assunto e que deverá ser apresentada durante a primavera deste ano no hemisfério norte (ou seja, no segundo trimestre).

Dentre os indicados há jornalistas, mas também membros de entidades terceiras, como Internet Corporation for Assigned Names and Numbers (ICANN), da Universidade de Sorbonne, Mozilla, Google, Twitter e Facebook. A professora da Universidade de Utrecht (da Holanda), Madeleine de Cock Buning, especializada em propriedade intelectual, copyright e legislação de mídia e comunicações, foi nomeada a presidir o grupo. Os membros foram selecionados entre 300 candidatos após uma chamada em novembro passado.

O grupo deverá aconselhar a Comissão ao dimensionar o conceito de fake news, definindo "papéis e responsabilidades de stakeholders relevantes, ganhando dimensão internacional, fazendo um balanço das posições em jogo e formulando recomendações". A entidade reconhece que o problema é "complexo, global e não tem fronteiras", e diz que as mídias sociais e plataformas online devem ser players responsáveis por um ecossistema justo, carregando a "principal responsabilidade de agir contra as fake news". E afirma ser "claro" que é necessária uma abordagem europeia para o problema, além das legislações locais.

O primeiro encontro do grupo está marcado para o dia 15 de janeiro. A Comissão Europeia espera receber um relatório no final de abril.
Fake news: Comissão Europeia prepara grupo para tratar de notícias falsas Fake news: Comissão Europeia prepara grupo para tratar de notícias falsas Reviewed by Daniel Nuredo on 15 janeiro Rating: 5

Nenhum comentário

Recent in Games

Image Link [https://pbs.twimg.com/profile_images/947950678483316736/8L2OOHt5_400x400.jpg] Author Name [Escrito por Daniel Nuredo] Author Description [Empreendedor digital, palestrante, ciclista, apaixonado por marketing digital e tecnologia e fundador do JobDoDaniel - Marketing Digital ] Facebook Username [danielnuredo] Twitter Username [danielnuredo] Instagram Username [danielnuredo]