PROFISSÃO DIGITAL: O que faz um analista de mídias sociais?



O analista de mídias sociais – ou Social Media é responsável por cuidar das redes sociais de seus clientes, esse profissional desempenha um papel fundamental na construção da imagem online da marca.

Com o crescimento de redes como Facebook, Twitter e Instagram, a função do Social Media tem se tornado mais específica, e as formações especializadas são cada vez mais valorizadas. Hoje, esse profissional já atende por diversos nomes: Gestor de Conteúdo, Analista de Métricas, Planner Digital, Coordenador de Mídias, Atendimento, entre outros.

Imagem relacionada

Quer saber quais são as exigências e características de cada uma? Confira o resumo:

Gestor de Conteúdo
Criatividade é a palavra-chave para esse profissional. É ele o responsável pela produção do texto e sugestão de imagens, infográficos e vídeos para as postagens. O gestor de conteúdo deve buscar maneirais originais de se comunicar com o público-alvo e, por meio da interação, incentivar o engajamento dos clientes com a marca. Além do português impecável, esse profissional deve estar sempre antenado com os assuntos do momento e de olho nos interesses de seu público.

Monitoramento / Atendimento
A função de atendimento e monitoramento das redes sociais pode ser exercida pelo gestor de conteúdo ou, no caso de marcas grandes, por outro profissional. Isso porque a grande vantagem em se utilizar redes sociais é a possibilidade de construir um relacionamento com o cliente.

Portanto, é essencial dar atenção àquilo que o consumidor tem a dizer e não deixar ninguém sem resposta. O profissional responsável pelo SAC 2.0 deve ter uma boa noção de atendimento, bom senso, educação e empatia para evitar conflitos e gerenciar possíveis crises.

Analista de Métricas
O analista de métricas é responsável por mensurar, analisar, estudar e compilar todas as informações referentes às atividades nas redes sociais, transformando-as em gráficos e dados sobre o desempenho do canal. Resumidamente, é o responsável por apresentar os resultados das ações. Esse profissional deve ter afinidade com os números e domínio de ferramentas como Excel e Power Point.

Planner Digital
É uma área indicada para profissionais antenados, flexíveis e ousados. O planner é a figura chave para uma boa presença nas redes sociais. É ele quem faz o “raio-x” do cliente, analisa briefings, realiza pesquisas e define o perfil das ações, postagens e campanhas na rede. Por isso, está sempre de olho nos acertos e erros da concorrência e acompanha constantemente as novidades e tendências da área.

Gestor de Social Media
É o responsável por liderar toda a equipe – gestores de conteúdo, designers, planners, métricas e monitoramento – e alinhar os jobs de acordo com as expectativas do cliente. Está presente no planejamento das ações, criação de estratégias, aprovação de peças e avaliação dos resultados. É também o “oráculo” em momentos de crise, orientando sobre a melhor forma de proceder nessas situações.
PROFISSÃO DIGITAL: O que faz um analista de mídias sociais? PROFISSÃO DIGITAL: O que faz um analista de mídias sociais? Reviewed by Daniel Nuredo on 02 janeiro Rating: 5

Nenhum comentário

Recent in Games

Image Link [https://pbs.twimg.com/profile_images/947950678483316736/8L2OOHt5_400x400.jpg] Author Name [Escrito por Daniel Nuredo] Author Description [Empreendedor digital, palestrante, ciclista, apaixonado por marketing digital e tecnologia e fundador do JobDoDaniel - Marketing Digital ] Facebook Username [danielnuredo] Twitter Username [danielnuredo] Instagram Username [danielnuredo]