Resultado de imagem para whatsapp

Na tentativa de reduzir o compartilhamento de spam, o WhatsApp parece estar testando notificações que alertam os usuários quando há mensagens “suspeitas”. O sistema avisa quando uma mensagem estiver sendo encaminhada diversas vezes. Conforme relatado pelo TechCrunch, a ideia é alertar tanto quem compartilha quanto quem recebe tais links.
Assim como o Facebook, o WhatsApp vem se tornando um forte veículo de propagação das famosas “fake news”. O objetivo da atualização é contribuir para o fim da cultura de compartilhamento de mentiras, que vem se espalhando pelo mundo e já desencadeou crimes, como os diversos casos de pessoas que foram vítimas de boatos falsos e, por isso, foram agredidas nas ruas.
Em 2017, o Facebook chegou a utilizar anúncios de páginas inteiras em jornais indianos educando o público à detectar notícias falsas, mas foi constatado que o público propenso a espalhar tais notícias não estava sendo alcançado. Tudo surgiu após um falso boato espalhado na Índia, que provocou ataques relacionados à mafia, resultando em conflitos violentos.

Com a nova ferramenta, então, o WhatsApp poderá dialogar diretamente com os usuários do aplicativo, ajudando a manter sua rede mais limpa e fortalecendo a luta contra a desinformação. Representantes do WhatsApp foram procurados, mas se recusaram a comentar a notícia.