Europeus discutem criação de comissão para REGULAMENTAR Inteligência Artificial





Conforme a indústria avança no desenvolvimento de soluções de inteligência artificial (IA) para as mais variadas verticais, cresce também a necessidade de se definir regras para o seu uso, com o objetivo de minimizar possíveis danos ou pelo menos identificar os responsáveis. Por sinal, a atribuição de responsabilidade em inteligência artificial é um desafio por si só e foi tema de um painel inteiro no Mobile World Congress em Barcelona, nesta segunda-feira, 26.

Uma das convidadas foi a filósofa Paula Boddington, do departamento de ciências computacionais da Universidade de Oxford.

"Se a inteligência artificial for autônoma, teremos seu completo controle e conseguiremos prever o que vai acontecer? A IA é disruptiva para o conceito de responsabilidade. Qual responsabilidade tem uma companhia que compra uma solução fechada de IA de outra? Quem é responsável quando o computador disser não? São perguntas simples mas que precisam ser pensadas desde já", refletiu a filósofa.

Uma das entidades que está discutindo o assunto é o Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos (em português), ou IEEE, que representa os engenheiros eletrônicos do mundo inteiro. Dentro do IEEE há diversos grupos de trabalho debatendo diferentes aspectos éticos relacionados à IA. Uma das questões mais complicadas está na identificação de parcialidade na programação dos algoritmos e como evitá-la. Um dos pontos levantados é a necessidade de haver mais diversidade entre os profissionais de programação. Seria uma maneira de minimizar o risco de uma parcialidade involuntária, sugeriu Aurélie Pols, engenheira que faz parte de um dos grupos de trabalho do IEEE.

Outra ideia em discussão é a de criação de um órgão regulador ao qual os algoritmos fossem submetidos para aprovação antes de sua adoção, de forma parecida como atua a FDA com remédios nos EUA. É um tema polêmico, pois é preciso levar em conta a propriedade intelectual dos algoritmos. "É preciso avaliar o quanto poderia ser aberto. Mas entendemos que não será bom vivermos em uma sociedade com algoritmos que são completas caixas pretas", disse Pols.
Europeus discutem criação de comissão para REGULAMENTAR Inteligência Artificial Europeus discutem criação de comissão para REGULAMENTAR Inteligência Artificial Reviewed by Daniel Nuredo on 27 fevereiro Rating: 5

Recent in Games

Image Link [https://pbs.twimg.com/profile_images/947950678483316736/8L2OOHt5_400x400.jpg] Author Name [Escrito por Daniel Nuredo] Author Description [Empreendedor digital, palestrante, ciclista, apaixonado por marketing digital e tecnologia e fundador do JobDoDaniel - Marketing Digital ] Facebook Username [danielnuredo] Twitter Username [danielnuredo] Instagram Username [danielnuredo]