Você é USUÁRIO do wordpress? saiba que ele VAI MUDAR e MUITO




Quando a internet ainda era mato, ninguém fazia nada sem saber programar. Veio o WordPress e surgiu a possibilidade de qualquer pessoa, sem conhecimento nenhum de programação, publicar os seus conteúdos online. A internet evoluiu e hoje as pessoas querem mais do que simplesmente escrever um monte de posts parecidos.

O WordPress vai mudar, mas a intenção é a mesma do começo: fazer com que as pessoas não dependam de ninguém para criar coisas na internet. O problema é que hoje as pessoas querem — e para se destacar, precisam de — muito mais do que antigamente.

De uns tempos para cá o WordPress tem corrido atrás. A evolução do Personalizar, novos widgets e a API REST para facilitar a integração com sistemas externos são bons exemplos disso. O Gutenberg é a continuação desse movimento de modernização do WordPress.

Conheça o Gutenberg
O Gutenberg é a nova experiência de criação de conteúdo no WordPress. Para a versão 5.0 teremos seu primeiro passo: a alteração do editor de conteúdo. Depois disso o caminho segue até que ele tome conta de toda a personalização do site.

A palavra-chave do Gutenberg é modularidade, ou seja, ao invés de um “texto” teremos blocos, sendo eles parágrafos, imagens, citações, galerias e etc. Enfim poderemos dar adeus aos shortcodes.




Um page builder para chamar de seu

Se você relacionou blocos com plugins como o WPBakery Page Builder (Visual Composer), Elementor e Site Origin Page Builder você entendeu bem o conceito. Uns melhor que outros, plugins assim tem transformado o WordPress em um verdadeiro faça-você-mesmo. Linhas, colunas, componentes e clica-e-arrasta vem fazendo parte de cada vez mais sites em WordPress, seguindo uma tendência de concorrentes mundiais como Wix e Squarespace.

Com a demanda por sites usando page builders crescendo desse modo, o que está acontecendo é que temos ótimos desenvolvedores, especialistas em WordPress, se dividindo em subgrupos. Seu cliente tem um site legado com Elementor, mas você usa o Visual Composer. Sua agência precisa de um novo profissional, mas achar um desenvolvedor que use o Site Origin Page Builder está complicado.

Não seria melhor se todo mundo usasse o mesmo construtor de páginas? Não seria melhor para o seu cliente ter na mão um produto que mais pessoas conseguem manter?
O Gutenberg poderia ter bebido mais da fonte de plugins que já estão consolidados, com certeza. De qualquer jeito, pelo menos agora todos nós poderemos contribuir para um projeto só. Como diz o ditado, a união faz o açúcar a força.

Como isso afeta o meu dia a dia

Para os designers afeta a forma de pensar. Ao invés de pensar no todo, o pensamento também tem que levar em conta possíveis construções onde os blocos são rearranjados, demandando mais estudo da peça. O formulário vai em cima do bloco de equipe no layout, mas pode ser que o cliente inverta a ordem. O visual vai funcionar?

Para os desenvolvedores é um tubarão no aquário: novas linguagens (prepare-se para aprender muito JS para ontem), um novo armazenamento de conteúdo e, por enquanto, um milhão de perguntas não respondidas. Devo trazer um começo de construção de blocos personalizados por aqui em breve. Por enquanto você pode saber que os blocos são armazenados no conteúdo do post, divididos por comentários HTML e ficam somente lá, no post_content. Sim, é isso aí mesmo.

A fronteira entre o território de plugins e o território de temas também deverá ser repensada. Pode um plugin fornecer um bloco sem se preocupar com absolutamente nada do que aparece no front-end? Até onde ele será responsável pela forma como seu bloco será exibido?
Você é USUÁRIO do wordpress? saiba que ele VAI MUDAR e MUITO Você é USUÁRIO do wordpress? saiba que ele VAI MUDAR e MUITO Reviewed by Daniel Nuredo on 06 fevereiro Rating: 5

Recent in Games

Image Link [https://pbs.twimg.com/profile_images/947950678483316736/8L2OOHt5_400x400.jpg] Author Name [Escrito por Daniel Nuredo] Author Description [Empreendedor digital, palestrante, ciclista, apaixonado por marketing digital e tecnologia e fundador do JobDoDaniel - Marketing Digital ] Facebook Username [danielnuredo] Twitter Username [danielnuredo] Instagram Username [danielnuredo]