SXSW 2018: A inteligência artificial é muito mais perigosa do que as armas nucleares, diz Elon Musk



Elon Musk no SXSW 2018 (Foto: Diego Donamaria/Getty Images for SXSW)

Ele estava de bom humor. Entrou dançando. Riu. Fez piada e saiu cantando. E com chapéu de caubói. Elon Musk fez outra aparição no SXSW neste domingo (11/03). Mais uma vez em grande estilo.

Depois de ter uma breve participação num painel com o elenco de Westworld no sábado, o empresário, fundador da Tesla e da SpaceX, lotou uma casa de shows de Austin. Centenas de pessoas foram ao Moody Theater ouvir Musk responder a perguntas enviadas pelo público.

Uma das referências mundiais em inovação, o empresário falou sobre as ameaças da inteligência artificial, a futura chegada da humanidade a Marte e mobilidade. Abaixo, você pode conferir os melhores momentos do encontro divididos por temas.


Chegada dos humanos a Marte
No curto prazo, o que precisamos para ir a Marte é construir a nave espacial. Estamos progredindo nesse sentido. Uma vez que ela esteja pronta e seja possível levar pessoas para lá e para a Lua, serão necessários recursos financeiros, porque será preciso construir tudo o que permite que a civilização exista. É o caso de estações de energia e domos de vidro para plantar comida, por exemplo. Sem isso não sobreviveremos.

E será mais difícil fazer isso num local como a Lua ou Marte. Às vezes, brincam que a Lua poderá se tornar uma casa para descanso de ricaços, mas não será assim de maneira nenhuma. Ir à Lua ou a Marte será difícil, perigoso e você terá uma boa chance de acabar morto. Mas haverá uma explosão de empreendedorismo, porque Marte precisará de tudo. Por sinal, acho que o planeta deveria ter ótimos bares. A SpaceX deve começar a fazer voos curtos, de subida e descida, com a aeronave que estamos construindo para ir ao planeta no ano que vem.


Inteligência artificial
Os especialistas em inteligência artificial acham que sabem mais do que sabem e também que são mais espertos do que são. Estamos perto de um ponto de virada em IA e isso me assusta muito. Os avanços estão ocorrendo rapidamente e o potencial de evolução é exponencial. Ninguém esperava uma rapidez tão grande.

A curva de aprendizado está melhorando dramaticamente e temos que nos assegurar que o avanço da inteligência digital seja simbiótico com a humanidade.

 Acho que essa é a maior e mais importante crise existencial pela qual passamos. Eu não sou normalmente um defensor de regulamentação, mas esse é um caso em que você tem um risco grande para o público. Deveria haver um órgão responsável por garantir que todos estão desenvolvendo IA de maneira segura. Essa é a coisa mais importante que poderíamos fazer. Acho que o perigo da IA é muito maior do que o das armas nucleares. De longe. E ninguém jamais iria achar normal permitir que as pessoas criassem armas nucleares se quisessem. Seria insano.
SXSW 2018: A inteligência artificial é muito mais perigosa do que as armas nucleares, diz Elon Musk SXSW 2018: A inteligência artificial é muito mais perigosa do que as armas nucleares, diz Elon Musk Reviewed by Daniel Nuredo on 11 março Rating: 5

Recent in Games

Image Link [https://pbs.twimg.com/profile_images/947950678483316736/8L2OOHt5_400x400.jpg] Author Name [Escrito por Daniel Nuredo] Author Description [Empreendedor digital, palestrante, ciclista, apaixonado por marketing digital e tecnologia e fundador do JobDoDaniel - Marketing Digital ] Facebook Username [danielnuredo] Twitter Username [danielnuredo] Instagram Username [danielnuredo]