
O perfil @fatimabot centralizará um aplicativo web que monitora tweets com links para notícias e informações falsas ou distorcidas e responde com uma mensagem didática e empática, apontando para uma checagem feita pela equipe de Aos Fatos.
Trata-se de um estratégia inovadora de "checagem de guerrilha": a ideia é hackear estratégias de proliferação de desinformação se apropriando de seus instrumentos tecnológicos.
O bot vasculha o Twitter a cada 15 minutos, em busca de novos tweets que espalharam desinformação. Quando acha, ele tuíta automaticamente a checagem relacionada à URL. Os dados do tweet serão gravados em um banco de dados, de modo a ser possível saber quantas pessoas compartilharam o link com a informação falsa ou distorcida, e quantas clicaram em cada checagem individual. O bot prioriza pessoas com mais seguidores, para maximizar o impacto sem ser spammer.
O aplicativo foi idealizado pelo jornalista Pedro Burgos, ICFJ Knight Fellow e fundador do Impacto.jor. "Aos Fatos adotou a ideia por convergir com nossa filosofia de querer alcançar todas aquelas pessoas que tiveram contato com informações falsas — e também porque são necessários vários braços e cérebros para dar tração e impacto à ideia", diz Tai Nalon, cofundadora e diretora do Aos Fatos.
O bot vasculha o Twitter a cada 15 minutos, em busca de novos tweets que espalharam desinformação. Quando acha, ele tuíta automaticamente a checagem relacionada à URL. Os dados do tweet serão gravados em um banco de dados, de modo a ser possível saber quantas pessoas compartilharam o link com a informação falsa ou distorcida, e quantas clicaram em cada checagem individual. O bot prioriza pessoas com mais seguidores, para maximizar o impacto sem ser spammer.
O aplicativo foi idealizado pelo jornalista Pedro Burgos, ICFJ Knight Fellow e fundador do Impacto.jor. "Aos Fatos adotou a ideia por convergir com nossa filosofia de querer alcançar todas aquelas pessoas que tiveram contato com informações falsas — e também porque são necessários vários braços e cérebros para dar tração e impacto à ideia", diz Tai Nalon, cofundadora e diretora do Aos Fatos.
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