O que é teste A/B e 5 ferramentas para automatizar o teste



Você já parou para pensar se alguma página do seu site possui algo de errado ou que não chama a atenção necessária do seu visitante? Você já pensou em fazer alguma alteração e analisar os resultados? Se a resposta é não, então pare tudo! Você precisa saber o que é teste A/B.

O que é teste A/B?
O teste AB é uma forma de comparar versões diferentes a fim de identificar qual tem a melhor aceitação do público-alvo. É um método muito usado nas áreas de design e desenvolvimento de sites para estudar o comportamento dos usuários enquanto navegam na internet.

Um teste A/B é aquele em que você consegue dividir o tráfego de uma determinada página em duas versões: a original e a “variante”. A “variante” é a página em que você mudará algum elemento para realizar o seu teste.
Quando e por que usar?
O teste A/B sempre vai considerar duas ou mais hipóteses e testá-las preferencialmente nas mesmas condições. Ou seja, um teste realizado na semana da black friday tende a ter um resultado atípico, portanto o resultado não pode ser comparado com outra semana qualquer.

Os testes devem ser aplicados em situações em que há a necessidade ou um potencial para otimizar alguma métrica importante, sejam acessos, aberturas, cliques, geração de leads, vendas e etc.


5 ferramentas para automatizar o teste A/B
Agora que você já sabe o que é teste A/B já pode começar a aplicá-lo, para aperfeiçoar seu site, e-mails, newsletter, etc. Listamos abaixo cinco ferramentas que poderão automizar e simplificar o processo de testes. Confira:


1. Google Analytics
Essa é uma alternativa gratuita para realizar testes A/B. A configuração dependerá da complexidade do teste que você quiser aplicar. Para testar a cor de um botão ou qual modelo de formulário terá mais conversões, basta inserir um código no seu site para que o Google Analytics rastreie e trace comparativos entre diferentes versões.

2. Google Optimize
O Optimze também é uma solução Google, inclusive, tem integração com Analytics, que citamos anteriormente. A ferramenta, que tem versão gratuita e paga, usa métodos estatísticos para identificar o resultados dos seus testes.

3. Optimizely
Entre as ferramentas disponíveis para a aplicação de testes A/B, essa é uma das mais conhecidas e populares, usada pela IBM, Microsoft e The New York Times, entre outras grandes empresas.

4. Klickpages
O Klickpages é outra ferramenta fácil de usar, que permite editar os testes em poucos cliques. Como outras opções, também existem modelos que já costumam ter uma alta conversão, então basta você customizar o que mais se encaixa no perfil do seu negócio e começar os seus testes.

5. Unbounce
Com essa solução você também pode criar testes de landing pages, pop ups, cabeçalhos e rodapés de sites. Essas análises lhe ajudarão a entender o que performa melhor e com isso ampliar o tráfego do seu site, blog ou loja virtual.

Conte com a JobDoDaniel para sua empresa
Que tal contar com uma agência de marketing digital para colocar em prática sua vitrine virtual no Instagram? Entre em contato com a JobdoDaniel e solicite uma proposta para a gestão da sua marca.
O que é teste A/B e 5 ferramentas para automatizar o teste O que é teste A/B e 5 ferramentas para automatizar o teste Reviewed by Daniel Nuredo on 24 maio Rating: 5

Nenhum comentário

Recent in Games

Image Link [https://pbs.twimg.com/profile_images/947950678483316736/8L2OOHt5_400x400.jpg] Author Name [Escrito por Daniel Nuredo] Author Description [Empreendedor digital, palestrante, ciclista, apaixonado por marketing digital e tecnologia e fundador do JobDoDaniel - Marketing Digital ] Facebook Username [danielnuredo] Twitter Username [danielnuredo] Instagram Username [danielnuredo]