A empresa por trás da tecnologia BitTorrent e do cliente uTorrent tem um novo dono. Ela foi adquirida por Justin Sun e sua startup Tron, envolvida em uma das criptomoedas mais valiosas do mercado.

O negócio foi fechado por US$ 140 milhões em dinheiro, segundo o TechCrunch. Alguns acionistas estão questionando os termos da aquisição, mas é improvável que isso seja um empecilho — a BitTorrent está procurando por um comprador há algum tempo.

O protocolo BitTorrent é a maior arquitetura descentralizada na internet, e movimenta até 40% do tráfego mundial em um dia normal.

Enquanto isso, a empresa BitTorrent, Inc. não teve o mesmo grau de sucesso. Ela tentou se posicionar como criadora de conteúdo, e até lançou uma plataforma para streaming de áudio e vídeo chamada BitTorrent Now.

No entanto, seu nome ficou muito associado à pirataria, dificultando parcerias com detentores de direitos autorais. Assim, ela vem ganhando dinheiro com anúncios do uTorrent, que podem ser problemáticos — tentando infectar seu computador com malware, por exemplo.