Chris Wanstrath, CEO e cofundador do GitHub, ao lado de Satya NAdella, CEO da Microsoft, e Nat Friedman, vice-presidente da empresa que passará a liderar o GitHub. (Foto: Divulgação/Microsoft)
A Microsoft adquiriu o GitHub. A Bloomberg informa que a gigante do software concordou em adquirir o GitHub, e que a empresa escolheu a Microsoft em parte por causa do CEO Satya Nadella. A Business Insider relatou pela primeira vez que a Microsoft esteve em negociações com o GitHub recentemente.

O GitHub é um vasto repositório de códigos que se tornou popular entre os desenvolvedores e as empresas que hospedam seus projetos, documentação e código. Apple, Amazon, Google e muitas outras grandes empresas de tecnologia usam o GitHub. A Microsoft é o principal contribuidor do site e tem mais de 1.000 funcionários ativamente enviando código para repositórios no GitHub.

A Microsoft até hospeda seu próprio código-fonte original do Gerenciador de Arquivos do Windows no GitHub. O serviço foi avaliado pela última vez em US $ 2 bilhões em 2015, mas não está claro exatamente quanto a Microsoft pagou para adquirir o GitHub.

A Microsoft vem investindo rapidamente em tecnologia de código aberto desde que Satya Nadella assumiu o cargo de CEO. A Microsoft abriu o PowerShell, o Visual Studio Code e o mecanismo Microsoft Edge JavaScript. A Microsoft também fez uma parceria com a Canonical para levar o Ubuntu ao Windows 10 e adquiriu a Xamarin para ajudar no desenvolvimento de aplicativos móveis.

A Microsoft também está usando o sistema de controle de versão Git de código aberto para o desenvolvimento do Windows, e a empresa até trouxe o SQL Server para o Linux. O Visual Studio Code da Microsoft, que permite que desenvolvedores criem e depurem aplicativos da Web e da nuvem, ganhou popularidade com os desenvolvedores. A aquisição do GitHub da Microsoft provavelmente significará uma integração ainda mais próxima entre as ferramentas de desenvolvimento da Microsoft e o serviço. Na Build no mês passado, a Microsoft continuou seu trabalho com o GitHub, integrando o serviço ao App Center da empresa para desenvolvedores.

Provavelmente haverá dúvidas sobre a aquisição do GitHub pela Microsoft, especialmente entre alguns defensores do código aberto que estão cautelosos com o envolvimento da Microsoft.

Veja o comunicado oficial no site da GitLab:
https://about.gitlab.com/20…/…/03/microsoft-acquires-github/