O Facebook registou a patente de uma tecnologia que liga o microfone dos dispositivos eletrônicos para perceber o que as pessoas estão a vendo na televisão, mas diz que não está funcionando.

O Facebook patenteou um sistema que consegue acionar o microfone dos telespectadores e monitorar o que estão vendo e ouvindo na televisão, explica o The Guardian. É uma espécie de Shazam (app que ouve canções e as identifica) para a TV não controlado pelo usuário, ou seja, não é ele que decide quando ativa o sistema.

De acordo com a descrição entregue com o pedido de patente, o sistema integra uma impressão digital de áudio, incorporada em programas de televisão ou anúncios, que o ouvido humano não consegue detetar e que, por sua vez, aciona o microfone do telefone ou tablet gravando “o ambiente”. A gravação segue depois para um banco de dados, que permite ao Facebook identificar o que aquela pessoa estava a vendo na televisão.

Desta forma, as pessoas que trabalham na indústria sabem quem está a vendo os programas e durante quanto tempo. O objetivo é usar esta informação para criar perfis individuais ou familiares, para fazer uma melhor recomendação de conteúdo e direcionar mais a publicidade.