Eleições 2018: Candidatos ao governo TROCAM campanhas milionárias por REDES SOCIAIS




Com a escassez de recursos imposta pela proibição de doação de empresas às campanhas eleitorais, os candidatos ao governo de Minas, que chegavam a gastar até R$ 20 milhões com marqueteiros, além dos desembolsos excessivos com aluguéis de comitês, material gráfico, carros e todo o aparato para levar a campanha às ruas, agora apostam no horário eleitoral gratuito e no marketing digital, onde devem desembolsar no máximo R$ 1 milhão.

Segundo o cientista político Malco Camargos, com a imposição do limite de gastos – hoje R$ 21 milhões por candidato para os dois turnos – os pretendentes têm que procurar otimizar os gastos.
Eles têm que saber dimensionar os recursos. Antes, os gastos chegavam a até R$ 20 milhões apenas com marqueteiros. Hoje, os candidatos podem desembolsar entre R$ 50 mil e R$ 1 milhão com um equipe de marketing digital”, afirma.

O cientista político considera que as atuais campanhas devem investir menos em material gráfico, cabos eleitorais e até mesmo em alugueis, inclusive em regiões nobres da cidade.

Já o publicitário André Lacerda, presidente do Sindicato das Agências de Propaganda (Sinapro-MG), afirma que são várias as estratégias a serem utilizadas pelos partidos, que não necessariamente se excluem. “Uma coisa que todos têm em comum neste ano é que ninguém tem dinheiro. O restante, passa pela criatividade de improvisar com os recursos disponíveis e fazer mais com menos”, afirma.

“A tevê, além das redes sociais, será muito importante nestas eleições. Como o tempo é curto para fazer campanha, é preciso aproveitar ao máximo o veículo de massa para apresentar as propostas a um grande número de eleitores”, explica.

Segundo ele, é preciso construir uma presença ativa nas redes sociais, avaliando o comportamento dos seguidores e ofertando informação de qualidade sobre o trabalho do candidato. Além disso, os candidatos devem redobrar o trabalho “corpo a corpo” e estar preparados para fazer um bom programa de televisão.
Eleições 2018: Candidatos ao governo TROCAM campanhas milionárias por REDES SOCIAIS Eleições 2018: Candidatos ao governo TROCAM campanhas milionárias por REDES SOCIAIS Reviewed by Daniel Nuredo on 11 agosto Rating: 5

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