Segundo Kaspersky Lab, golpe promete suposta camiseta do candidato à presidência e pede informações como endereço residencial.

O mais novo golpe se aproveita do tema das eleições em alta e envolve o candidato à presidência Jair Bolsonaro, reportou a empresa de cibersegurança Kaspersky Lab.

A mecânica do golpe é simples: a vítima entra em um site falso e deve cadastrar seus dados pessoais para ganhar uma camiseta especial para eleitores do candidato. Além disso, fazendo uso de engenharia social, a pessoa precisa compartilhar com seus outros contatos para conseguir ter acesso ao seu prêmio. Após isso, recebe a mensagem “Eu já ganhei uma camiseta de Bolsonaro. E você?” que contém um link encurtado que promete duas supostas camisetas com frases comuns entre os eleitores do presidenciável.

golpe whatsapp bolsonaro

Ao acessar o link, o usuário é redirecionado para uma página fraudulenta e, para ter acesso ao seu prêmio, o site solicita o nome e endereço da vítima, além de solicitar que compartilhe o link com dez contatos da sua lista de amigos: Imediatamente após compartilhar o link por WhatsApp, o usuário é levado para um site cheio de propagandas, com um texto mais simples sobre o tema. Segundo a Kaspersky Lab, é essa tática, por causa da grande quantia de visitantes, faz com que o cibercriminoso consiga monetizar o golpe.