5 habilidades FUNDAMENTAIS para atuar no mercado de trabalho a partir de 2020



Imagem relacionada

De acordo com um relatório publicado pelo Fórum Econômico Mundial, 35% das competências mais demandadas hoje pelo mercado de trabalho devem mudar até 2020.

“O motor propulsor dessas mudanças é o que hoje chamamos de Indústria 4.0, caracterizada pelos processos de automação nas organizações, pela inteligência artificial, machine learning, entre outros conceitos”.

Nos últimos anos, as constantes evoluções tecnológicas, organizacionais e de mercado têm provocado transformações rápidas no mundo do trabalho, não só no Brasil, mas numa perspectiva global. Fatores como globalização, envelhecimento da população, tendências sociais e até mesmo mudanças climáticas criarão oportunidades para diversas profissões. E muitas delas ainda nem existem atualmente.

Estar antenado aos avanços tecnológicos: a Indústria 4.0 é pautada pela revolução tecnológica, portanto, estar antenado com as novas tecnologias da área em que se atua e do contexto em que são aplicadas é obrigatório para os profissionais do futuro.

Pensamento crítico: é a capacidade de racionalizar os problemas e usar a lógica para identificar os vários aspectos de um problema e encontrar soluções que vão além das práticas óbvias.

Gestão de pessoas: independente de estar num cargo de gestão, a capacidade de trabalhar em equipe, motivar os companheiros e estimular o diálogo para encontrar soluções criativas e solucionar problemas já é importante, mas será indispensável num futuro muito próximo.

Inteligência emocional: trata-se da capacidade do profissional de identificar, compreender e gerenciar tanto as próprias emoções quanto as emoções dos outros, com objetivo de construir relações de trabalho mais harmoniosas e tomar decisões conscientes.

Flexibilidade cognitiva: o relatório do Fórum Econômico Mundial define essa competência como a capacidade de criar ou usar diferentes conjuntos de regras para combinar ou agrupar as coisas de diferentes maneiras. Os setores de bens de consumo, serviços e tecnologia da informação estão entre os que mais devem crescer nos próximos anos e são os que mais vão exigir flexibilidade cognitiva dos profissionais.
5 habilidades FUNDAMENTAIS para atuar no mercado de trabalho a partir de 2020 5 habilidades FUNDAMENTAIS  para atuar no mercado de trabalho a partir de 2020 Reviewed by Daniel Nuredo on 01 outubro Rating: 5

Nenhum comentário

Recent in Games

Image Link [https://pbs.twimg.com/profile_images/947950678483316736/8L2OOHt5_400x400.jpg] Author Name [Escrito por Daniel Nuredo] Author Description [Empreendedor digital, palestrante, ciclista, apaixonado por marketing digital e tecnologia e fundador do JobDoDaniel - Marketing Digital ] Facebook Username [danielnuredo] Twitter Username [danielnuredo] Instagram Username [danielnuredo]