As 5 principais datas para o varejo brasileiro se concentram em novembro e dezembro



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O varejo brasileiro deve registrar, neste ano, alta de 3,6% na comparação com 2017, um crescimento previsto maior que os 2,1% registrados no ano passado em relação a 2016, segundo estimativa da Associação Comercial de São Paulo (ACSP). E, segundo a ShopperTrak, líder global de inteligência de tráfego de clientes no varejo, grande parcela desse crescimento e da possibilidade de aumento nos lucros vai acontecer agora.

Com base na análise de dados captados pelos sensores instalados nos mais diversos pontos comerciais do país, como redes de lojas e shoppings centers, a ShopperTrak relacionou as cinco datas abaixo como as mais movimentadas e essenciais para o varejo brasileiro até o fim do ano.

  1. Black Friday (sexta-feira, 23/11): A Black Friday, conhecida por ser um dia em que os preços despencam e os consumidores aproveitam para fazer compras do ano, tornou-se uma das principais datas para o varejista;
  2. Sábado Black Friday (sábado, 24/11): Alguns varejistas estendem a Black Friday para o dia seguinte ou até mesmo para o restante do fim de semana. “Muitos consumidores acabam decidindo fazer suas compras nesses dias que se seguem, com mais calma e tempo. Isso faz com que o sábado pós Black Friday seja o segundo dia mais movimentado para o varejo nesta época do ano”, destaca Quaiatti; 
  3. Super Sábado de Natal (sábado, 22/12): “A maioria dos brasileiros ainda deixa para fazer as compras de Natal de última hora, no sábado que antecede a data. Segundo a CNC (Confederação Nacional do Comércio), a previsão é que as vendas de Natal deste ano tenham uma alta de 2,3% em relação a 2017;
  4. Sábado antes do Super Sábado de Natal (sábado, 15/12): “Aqueles que se programam preferem não enfrentar filas longas e lojas lotadas. Por esse motivo, o terceiro sábado do mês de dezembro está entre as datas-chave para o varejo”; 
  5. Segundo sábado de dezembro (08/12): “Apesar dos outros dias de maior movimento, já no início de dezembro é possível observar um crescimento nas vendas de Natal”, Este ano é o terceiro consecutivo que terá quatro sábados em dezembro que antecederam o dia do Natal.

Segundo a ShopperTrak, similar ao ano passado, o período entre as 14h e 16h será o mais movimentado nos fins de semana, com esta última sendo o pico das vendas. O timing também vale para a Black Friday.
As 5 principais datas para o varejo brasileiro se concentram em novembro e dezembro As 5  principais datas para o varejo brasileiro se concentram em novembro e dezembro Reviewed by Daniel Nuredo on 19 novembro Rating: 5

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