Se você usa as mídias sociais , provavelmente notou uma tendência no Facebook, Instagram e Twitter de pessoas postando suas fotos de perfil do então-e-agora , a maioria de 10 anos atrás e este ano.

Então... a autora do #TechHumanist, Kate O'Neill em seu twitter fez a seguinte afirmação:



Em várias versões do meme, as pessoas eram instruídas a postar sua primeira foto de perfil ao lado de sua foto de perfil atual, ou uma foto de 10 anos atrás, junto com a foto do perfil atual. Então, sim: essas fotos de perfil existem, elas têm carimbos de hora de upload, muitas pessoas têm muitas delas e, na maioria das vezes, são publicamente acessíveis.

Mas vamos a ideia.

Imagine que você queria treinar um algoritmo de reconhecimento facial em características relacionadas à idade e, mais especificamente, na progressão da idade (por exemplo, como as pessoas tendem a ficar à medida que envelhecem). Idealmente, você desejaria um conjunto de dados amplo e rigoroso com muitas fotos de pessoas. Ajudaria se você soubesse que eles foram separados por um número fixo de anos - digamos, 10 anos.

Claro, você poderia usar o Facebook para fotos de perfil e ver datas de publicação ou dados EXIF. Mas todo esse conjunto de fotos de perfil pode acabar gerando muito ruído inútil. As pessoas não fazem upload de imagens de forma confiável em ordem cronológica, e não é incomum os usuários postarem fotos de algo diferente de si mesmos como uma foto de perfil. Uma rápida olhada nas fotos de perfil de meus amigos do Facebook mostra o cachorro de um amigo que acabou de morrer, vários desenhos animados, imagens de palavras, padrões abstratos e muito mais.

Em outras palavras, ajudaria se você tivesse um conjunto de fotos de vez em quando limpo, simples e útil.

É difícil exagerar a plenitude de como a tecnologia pode impactar a humanidade. Existe a oportunidade de melhorarmos, mas para isso também precisamos reconhecer algumas das maneiras pelas quais isso pode piorar. Depois de entendermos os problemas, cabe a todos nós ponderarmos.

Então, isso é tão importante? As coisas ruins vão acontecer porque você postou algumas fotos de perfil já públicas na sua parede? É perigoso treinar algoritmos de reconhecimento facial para progressão de idade e reconhecimento de idade? Não exatamente.

Como a maioria das tecnologias emergentes, há uma chance de consequências perigosas. A progressão da idade pode algum dia influenciar a avaliação de seguros e a saúde. Por exemplo, se você parece estar envelhecendo mais rápido do que suas coortes, talvez não seja um risco de seguro muito bom. Você pode pagar mais ou ser negado cobertura.

O cenário benigno: a tecnologia de reconhecimento facial, especificamente a capacidade de progressão da idade, poderia ajudar a encontrar crianças desaparecidas. No ano passado, a polícia em Nova Delhi, Índia, relatou o rastreamento de quase 3.000 crianças desaparecidas em apenas quatro dias, usando a tecnologia de reconhecimento facial. Se as crianças estivessem perdidas há algum tempo, elas provavelmente pareceriam um pouco diferentes da última foto conhecida delas, então um algoritmo confiável de progressão de idade poderia ser genuinamente útil aqui.

 fonte