O uso de sistemas de inteligência artificial e assistentes de voz chegou, de forma mais intensa, ao jornalismo. O New York Times anunciou que passou a testar o resumo de notícias diários via Alexa, assistente pessoal da Amazon. A habilitação do serviço deve ser feita pelos próprios usuários e, uma vez liberados, devem apenas pedir “Alexa, quais são as notícias? ”. Durante as sextas, o NYT oferecerá um quizz aos usuários sobre as notícias da semana e, aos domingos, um resumo do noticiário.

Revista passa a utilizar IA em seus processos de apuração e jornal começa a distribuir conteúdo via Alexa; no Brasil, G1 já faz testes com o Assistant, do Google

A oferta não será apenas de notícias, haverá também espaço para listas como, por exemplo, lugares para conhecer ou recomendações de música. “É o início de uma nova maneira de utilizar a tecnologia de voz não só na oferta de conteúdo, mas também em outras formas de produtos e serviços”, disse, em comunicado, Monica Drake, editora-assistente do NYT. Na semana passada, durante a CES, Mark Thompson, CEO do NYT, ao anunciar uma parceria com a Verizon para o uso de 5G, ressaltou a importância de testar novos formatos na entrega de conteúdo.