Imagem relacionada

Em busca do seu pleno desenvolvimento desde os anos 90, o Brasil tem investido na formação de polos tecnológicos que aumentam a competitividade da sua indústria no mercado mundial. As regiões Sul e Sudeste apresentam a maior concentração de parques tecnológicos em operação ou implantação em todo o país.

As principais cidades que são Polos Tecnológicos de referência no nosso Brasil são:
Recife - Porto Digital
Porto Alegre - TecnoPuc
Belo Horizonte - San Pedro Valley
São José dos Campos: Parque Tecnológico
Florianópolis: Capital da Inovação
Santa Rita do Sapucaí: Vale da Eletrônica
Campinas: Fundação UNICAMP
São José dos Campos: ITA

Porto Alegre: Tecnopuc
O parque tecnológico dessa cidade do sul do Brasil, conhecido como Tecnopuc tem sua gestão feita pela Pontifícia Universidade Católica de Porto Alegre e abriga cerca de 120 empresas, sendo em sua maioria pequenas e médias.

Belo Horizonte: San Pedro ValleyOutra cidade considerada polo tecnológico brasileiro é a capital de Minas Gerais, Belo Horizonte. Conhecida pela colaboração entre empreendedores, a cidade conta com mais de 200 startups, aceleradoras e espaços de coworking, entre eles o Seed, programa fomentado pelo governo local e que desenvolve mais de 40 empresas por semestre.

São José dos Campos: Parque Tecnológico
Um dos principais locais de desenvolvimento da aeronáutica no Brasil, o Parque Tecnológico de São José dos Campos, no interior de São Paulo é fomentado principalmente pelo mercado de defesa e aeroespacial.

Florianópolis: Capital da InovaçãoEleita a segunda cidade mais empreendedora do Brasil, ficando atrás apenas de São Paulo, a capital catarinense aposta nas startups para ganhar destaque. O polo tecnológico começou a se estruturar em 1984, com a criação da Fundação Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras.

Santa Rita do Sapucaí: Vale da Eletrônica
Essa pequena cidade mineira figura entre os principais polos tecnológicos do país há algumas décadas. Em 1959, o município recebeu a primeira escola técnica de nível médio da América Latina, a Escala Técnica de Eletrônica.

O estado de São PauloO estado mais industrializado do Brasil não poderia deixar de apresentar polos tecnológicos. A capital São Paulo é sede de inúmeras empresas do ramo da tecnologia, além de ser palco de seus principais eventos. Cidades como São Carlos, Santos e Ribeirão Preto também são reconhecidas na área, mas os maiores destaques ficam para Campinas e São José dos Campos.
Campinas: Fundação UNICAMP
A fundação da UNICAMP gerou maior disponibilidade de mão-de-obra especializada como engenheiros, físicos, químicos, cientistas da computação, entre outros.
São José dos Campos: ITA
São José dos Campos possui um parque tecnológico ligado ao ITA (Instituto Tecnológico da Aeronáutica), que é um dos institutos mais respeitados do Brasil, o que atrai muitas empresas em busca de novos talentos.