Não é novidade para ninguém que a tecnologia está mudando o mundo e nos levando para um futuro ainda desconhecido, nos próximos anos a Inteligencia artificial vai excluir centenas de milhares de pessoas do mercado de trabalho. Esse é um problema em escala global que vai afetar a economia de todos os países.

Se por um lado já há um movimento tratando disso é preciso saber que ainda há milhares de pessoas que ainda não fazem ideia do tamanho da ruptura tecnológica, que está para acontecer e não me refiro a uma mudança em 200 anos... e sim de algo que já começou e vai se intensificar nos próximos 15 a 20 anos.

A substituição de empregos por robôs e software tem sido tema de diversos estudos e um deles o da Universidade Oxford aponta que 47% das profissões irão desaparecer.

As tecnologias do futuro não estão ligadas exatamente a bits ou bytes, mas estão ligados as habilidades dos seres humanos. Segundo Alvin Tofflen “Os analfabetos do próximo século não são aqueles que não sabem ler ou escrever, mas aqueles que se recusam a aprender, reaprender e voltar a aprender” .

Confira minha palestra no Instituo Espereça de Ensino Superior (Iespes)