Resultado de imagem para tbt

Tbt é uma gíria popular que significa throwback Thursday, e pode ser traduzida do inglês como quinta-feira do retorno ou quinta-feira do regresso.

A gíria, simbolizada por #tbt, é utilizada pelos usuários de redes sociais como hashtag para marcar fotos que se refiram ao passado e/ou que deem saudades.

Qual o dia certo de usar #tbt?
A proposta da hashtag #tbt é a de que o usuário publique fotos de um passado recente ou distante às quintas-feiras. Essas imagens devem remeter a sentimentos nostálgicos; de saudades.

É comum, por exemplo, um usuário publicar uma imagem da sua infância na quinta-feira e na legenda da foto usar a hashtag #tbt.

Origem de #tbt
A ideia teria começado na rede social Twitter em 2012, e hoje é utilizada em outras redes. Celebridades usam a hashtag com frequência, reforçando a tendência e indicando uma moda na Internet.

A brincadeira gerou ainda uma outra hashtag, a #fbf (flashback Friday). A expressão pode ser traduzida para o português por algo como sexta-feira do flashback ou sexta-feira da retrospectiva, e tem a mesma ideia de compartilhar fotos não recentes.

A diferença entre as gírias populares #tbt e #fbf é que, em vez de as fotos serem publicadas às quintas-feiras, elas são publicadas um dia depois, às sextas-feiras.

Dessa forma, também são contempladas as pessoas que, por algum motivo, deixaram de fazer a publicação no dia anterior e ainda assim querem recordar um momento do passado.

Curiosidade
Apesar de ter se tornado popular como hashtag que remete a momentos passados que trazem saudade, tbt também é uma sigla que significa technology-based training (treinamento baseado em tecnologia); uma teoria que propõe uma ferramenta de disseminação da informação.