História Google motor de busca é inseparável da figura de Lawrence Edward Page aka Larry Page e Sergey Mikhailovich Brin aka Sergey Brin quando se tornaram estudantes de pós-graduação em ciência da computação na Universidade de Stanford.

Uma breve história dos mecanismos de pesquisa do Google

Eles discutiram o problema de como recuperar dados de conjuntos de dados massivos. Com o apoio da National Science Foundation Graduate Fellowship, Larry e Sergey trabalharam juntos na criação de um mecanismo de busca chamado BackRub Project em janeiro de 1996.

O BackRub Project é um projeto da Biblioteca Digital de Stanford que é operado pelo servidor de Stanford para analisar os "backlinks" no site. Destina-se a examinar e entender o quão importante é o link entre um site e outros sites. Ao mesmo tempo, o Rankdex, um pequeno mecanismo de busca, também fazia a mesma análise.


Nome do Google começando com erro ortográfico

Nome do Google começando com erro ortográfico

Em seu desenvolvimento, em 1997, Larry Page parecia ter decidido que o nome BackRub não era adequado para tecnologia de busca que continuaria a crescer rapidamente. Larry e seus colegas discutiram uma série de novos nomes que poderiam ilustrar a enorme quantidade de indexação em uma grande quantidade de dados na tecnologia de busca.

Inicialmente, Sean Anderson, estudante de pós-graduação de Stanford, sugeriu a palavra "googolplex" e Larry respondeu de forma resumida, "googol", que tinha a intenção de mostrar que havia muitas informações de dados quase "incontáveis" em número. Finalmente, o nome Googol foi acordado e tentou se registrar como um nome de domínio na Internet.

O termo googol é usado para se referir ao número 1 com 100 números 0 (zero) por trás dele ou pode ser chamado de 10 à potência de 100, criado por Milton Sirotta, um matemático americano.

Sean Anderson, em seguida, tentou encontrar o nome googol no banco de dados de registro de nomes de domínio da Internet, mas Sean cometeu um erro escrevendo a ortografia da palavra "googol" para "google". Os nomes de domínio do Google ainda estão disponíveis e ninguém os usou ainda. Aparentemente, Larry gostou do nome do erro, e em poucas horas ele tomou medidas para registrar o nome "google.com" em 15 de setembro de 1997.

Informações sobre o início do nome do Google foram reforçadas pela declaração de David Koller (dk@cs.stanford.edu), janeiro , 2004 escrito na página https://graphics.stanford.edu/

Origem do nome "Google"
De vez em quando eu leio "Google", o que é incorreto, o que me leva a escrever esta breve descrição, baseada no entendimento da gênese do nome. A fonte de minhas informações são meus amigos e colegas do Edifício 3B Wing of the Gates of Computer Science, na Universidade de Stanford, onde o Google nasceu.

Em 1996, Larry Page e seu mecanismo de busca inicial "BackRub", chamado por sua análise dos "back links". incluindo Sean Anderson, Tamara Munzner e Lucas Pereira. Em 1997, Larry e seu escritório discutiram os possíveis nomes para a tecnologia de busca em rápida melhoria. Sean relembra a sessão final de brainstorming que ocorreu um dia em setembro daquele ano.

Sean e Larry estavam em seu escritório, no quadro branco, tentando pensar em um bom nome - algo que estava relacionado à indexação da imensa quantidade de dados. Sean sugeriu verbalmente a palavra "googolplex" e Larry respondeu verbalmente com a forma abreviada, "googol" (ambas as palavras se referem a grandes números específicos). Sean estava sentado em seu computador terminal, então foi executado por uma busca no banco de dados de registros de nomes de domínio da Internet para ver se ainda havia novos nomes disponíveis para registro e uso. Sean não é um speller infalível, e ele cometeu o erro de procurar por "Google.com", que ele descobriu estar disponível. Larry gostou do nome e em poucas horas deu o passo de registrar o nome "Google.com" para ele e Sergey (o registro de domínio datado de 15 de setembro de 1997).


Google Company Startning

Google Company Startning
Larry e Sergey continuaram a refinar a tecnologia do mecanismo de busca do Google no início de 1998. O projeto do Google acabou atraindo a atenção da comunidade acadêmica. Para desenvolver o projeto, Larry e Sergey estão à procura de investidores e do Vale do Silício disposto a ajudar. Através de seu colega de escola, Andy Bechtolsheim (fundador da Sun Microsystems), em agosto de 1998, deu Larry Page e Sergey Brin como um investimento inicial de US $ 100.000.

Mas os fundos foram alocados para o Google Inc., enquanto o projeto de mecanismo de busca do Google ainda não tinha uma empresa. É improvável que Larry e Sergey recebam os fundos enquanto não houver uma instituição legal chamada empresa do Google.

Por essa razão, Larry e Sergey imediatamente se mudaram do dormitório de Stanford e criaram uma empresa do Google localizada em uma garagem nos arredores de Menlo Park, Califórnia, propriedade de Susan Wojcicki (posteriormente CEO do YouTube) como o primeiro escritório em 7 de setembro de 1998 com equipamento de escritório improvisado.

Google Inc. Office somente se mudou para um escritório mais viável em Palo Alto, Califórnia, EUA, em março de 1999. Então, em 2006, a sede do Google mudou-se para Mountain View, Califórnia, até o momento. Além disso, existem atualmente filiais em vários países.

Em seu desenvolvimento, o Google Company não só lançou sites de busca, mas também fez outros serviços relacionados à internet que fizeram muitos outros gigantes da Internet, como Yahoo, até a Microsoft se preocupou, como: Google Adwords, Gmail, Blogger, Yootube, Google+, Google negócios e assim por diante.

O mecanismo de busca do Google continua a crescer e continua a receber muitas visitas por causa do design simples e de resultados de pesquisa mais precisos, após a missão inicial "coletar informações do mundo para serem acessíveis e universalmente úteis". Além disso, o Google continua tentando aperfeiçoar seu mecanismo de busca atualizando seus algoritmos de busca.


originalmente