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SIM... a maioria das empresas sabem que a internet é uma importante fonte de clientes, porém como chegar até estes clientes ainda é um obstáculo para a maioria dos empresários, especialmente para pequenos e médios negócios, os quais muitas vezes não têm uma equipe de marketing estruturada.

Mas com uma boa consultoria, você pode ajustar essa etapa importante para ajudar seu negócio a decolar na internet

Um dos processos de captação de clientes começa a partir da estratégia de Inbound Marketing que segue uma sequência lógica de etapas, são elas: ATRAIR, CONVERTER, RELACIONAR, VENDER e ANALISAR.

1 - Atrair
A primeira etapa é a atração. Para gerar leads, você precisa ter visitas no seu site. O comum seria a empresa correr atrás dos clientes, mas neste caso a empresa irá focar em construção de conteúdo relevante que atraia o perfil desejado de cliente. A consequência desta estratégia é ter um público mais engajado e tendente a consumir o seu produto.
As formas mais comuns para atrair visitantes são:
- Anúncios pagos no Google e nas redes sociais
-Tráfego orgânico a partir de conteúdos em um blog

2 - Converter
Após gerar uma quantidade salutar de visitas no seu site, possivelmente alguns dos visitas irão preencher informações pessoais em troca de algum benefício (conteúdo relevante). Neste momento o visitante se torna um Lead, a conversão aconteceu.
Os dados do seu lead são de extrema importância, pois eles são a porta de entrada para um novo contado, ou seja, para um avanço no processo de compra.
A landing page é a principal forma de coletar informações dos seus visitantes, comumente são páginas voltadas para conversão que acumulam a explicação do material que você está disponibilizando de forma gratuita para o seus visitantes, em troca de dados de cadastro como e-mail e telefone.

3 - Relacionar
Bom, vamos a vida real. Nem todos os estão prontos ou dispostos a compra. Em média apenas 3% do seu mercado em potencial está buscando por uma solução, ou seja, que realmente quer fechar naquele momento algum tipo de serviço/produto.
Com base nisto, é fundamental que você crie diversos momentos de interação com seu lead. A maneira mais comum é através do e-mail marketing.
A través desta ferramenta você oferece cada vez mais conteúdo ao longo do tempo até que o potencial cliente perceba que está maduro o suficiente para realizar uma compra.

4 - Vender
Chegamos ao que realmente interessa. VENDER é o foco da nossa estratégia! Em determinados casos a venda ocorre dentro do site, já em outros se faz necessário um contato direto com o cliente. Quanto mais complexo o produto, mais o processo de venda se torna artesanal.
Portanto, é importante descrever exatamente o processo de venda, para que no meio do caminho não haja empecilhos ou perda do "timing" do seu lead.

5 - Analisar
Considero aqui uma das principais etapas do Inbound Marketing, pois ela possibilita avaliar quais ações estão funcionando, e também as que não estão.
Esta etapa permite a comprovação, já que as ações digitais sempre geram dados e a partir deles podemos gerar métricas valiosas, como: Quais conteúdos estão tendo mais acessos, qual tipo de conteúdo tem mais retorno ou até mesmo qual tipo de segmentação de público gera mais vendas.