Final do Campeonato Mundial de Programação Informática será “disputada” no Porto

A Universidade do Porto vai organizar a final mundial de 2019 do International Collegiate Programming Contest (ICPC) e receber "os 1.500 melhores estudantes universitários de informática do mundo" na "mais prestigiada competição de programação", revelou hoje a instituição.

De 31 de março a 05 de abril do próximo ano, a cidade do Porto vai receber os 1.500 melhores estudantes universitários de informática do mundo que irão competir pelo título de campeão mundial na maior, mais antiga e mais prestigiada competição de programação informática do mundo", descreve a Universidade do Porto em comunicado.

A instituição explica ainda que foi "selecionada" para acolher a final da competição, a realizar após "mais 400 eliminatórias realizadas em todo mundo, que contaram com a participação de 50.000 estudantes, representando mais de 3.000 universidades de 111 países".

As melhores equipes do mundo tentarão resolver cerca de uma dezena de problemas de programação baseados em cenários da vida real, com um único computador e um tempo limite para a sua resolução", descreve.

A universidade acrescenta que a competição se "prolonga ao longo de vários dias" e que "será a equipa que resolver o maior número de problemas no menor número de tentativas e no menor tempo cumulativo que será declarada campeã do mundo".