Fundo financiará cinco edições regionais do programa GNI Innovation Challenges. Detalhes da edição na América Latina serão anunciados em breve

O Google anunciou nesta semana um fundo de US$ 30 milhões para financiar nos próximos dois anos projetos inovadores de jornalismo. A iniciativa cobrirá até cinco edições regionais do programa “GNI Innovation Challenges”.

O Innovation Challenges faz parte do Google News Initiative e tem como objetivo apoiar projetos que impulsionam a inovação digital e desenvolvam novos modelos de negócios para o setor. Em comunicado, o Google afirmou que os detalhes da edição na América Latina serão anunciados em breve.

O programa é aberto a organizações de todos os portes que buscam produzir jornalismo original. Os projetos devem esclarecer os cidadãos com conteúdo confiável, além de incentivar um ecossistema de notícias mais sustentável.

Segundo a gigante de buscas, o novo investimento faz parte do compromisso do Google de investir US$ 300 milhões para apoiar o jornalismo. Detalhes sobre elegibilidade e tema serão divulgados quando as inscrições de cada desafio regional forem abertas.

Nessa segunda-feira (25/03), o Google News Initiative completou um ano, período em que a companhia treinou 12 mil jornalistas da América Latina como parte do programa que ensina melhores práticas das ferramentas digitais do Google para fins jornalísticos.

O programa também resultou em parcerias com redes de checagem de informações, com dezenas de redações de todo o mundo para combater a disseminação das fake news. No Brasil, o projeto Comprova foi apoiado pela iniciativa.

fonte