O Instagram Stories chegou para revolucionar a maneira de se comunicar pela rede social. Diferentemente das publicações do feed, que se tornam permanentes no perfil, nos Stories, as fotos e vídeos ficam disponíveis apenas por 24 horas (exceto na funcionalidade Destaques que será explicada neste artigo).

De acordo com o Hootsuite, 1 a cada 4 pessoas das gerações X e Y (ou Millennials) procuram ativamente, pelo Instagram Stories, produtos e serviços que pretendem adquirir. Além disso, hoje mais de 400 milhões de usuários acessam-no diariamente.

1. Mantenha a regularidade
Crie também o hábito de postar diariamente ou, pelo menos, a cada dois dias. Você pode revezar os conteúdos com novidades da sua loja virtual e tendências do seu segmento. Se você trabalha com moda, por exemplo, pode escolher um dia da semana para dar dicas regulares de como se vestir e combinar determinadas peças.

2. Dê atenção a todos
De que adianta publicar imagens e vídeos interessantes, se as pessoas não puderem interagir, não é mesmo? Portanto, fique atento às mensagens dos seus seguidores e responda-as. Assim, você poderá estreitar laços com possíveis clientes e descobrir também se eles têm interesse nos seus produtos.

3. Pegue leve nos vídeos

Pense bem antes de publicar vídeos no Stories da sua marca. Isso porque eles tendem a demorar mais para carregar e, assim, os seguidores acabam pulando-os antes mesmo de rodarem.

Há cinco principais ferramentas para criar vídeos diretamente no Stories do Instagram, são elas:
  • Ao vivo: como o próprio nome já diz, permite que se crie vídeos on-time;
  • Boomerang: gera vídeos super curtos, no formato de gif;
  • Superzoom: possibilita enfoque em objetos que recebem efeitos de aproximação, acompanhados de trilhas sonoras divertidas;
  • Rebobinar: vídeos exibidos de trás para frente, efeito como o das antigas fitas VHS;
  • Mãos livres: permite gravar vídeos sem manter o botão Play pressionado.

4. Use os features a seu favorOs Stories do Instagram possuem, além das muitas possibilidades de formatos de vídeos, alguns features, como emojis, textos, gifs e stickers, que podem complementar a publicação. Contudo, eles devem ser usados com cuidado e de forma criativa.

Cada postagem aparece ao usuário por poucos segundos, por isso, evite poluir a foto com muitas informações que a maioria não vai conseguir absorver a tempo – lembre-se: “menos é sempre mais”.

5. Traga assuntos relevantes
Se você tem um e-commerce de moda e vai ao São Paulo Fashion Week, por exemplo, por que não postar fotos e vídeos mostrando um pouco mais de perto esse universo? O mesmo se você tem uma loja virtual de decoração e vai à CASACOR. Sempre que possível, publique os melhores momentos dos eventos do seu segmento.