
Benchmarking vem da palavra inglesa ‘benchmark’, que significa ‘referência’. Ele nada mais é do que uma análise aprofundada das melhores práticas usadas por empresas do mesmo setor que o seu.
Essa prática já é usada há muito tempo por indústrias de todos os tamanhos para analisar como seus produtos, seus processos logísticos e de produção, por exemplo, estão desempenhando em relação aos concorrentes.
A comparação é algo natural. Para crescer e desenvolver, queremos saber como nos posicionamos em relação aos outros. Este é um fator crucial para as empresas, porque as empurra em direção à adoção de melhorias nos processos. É uma forma de evoluir suas estratégias por meio de insights vindos dos seus concorrentes.
Não significa, no entanto, que tudo o que a concorrência faz é melhor para o seu negócio.
Uma atitude excessivamente reativa aos resultados do benchmarking pode ser, inclusive, prejudicial. O uso correto, porém, pode trazer incontáveis benefícios. Alguns exemplos:
- Auditar a abordagem atual das ferramentas de marketing e identificar áreas que carecem de mudanças e melhorias;
- Descobrir práticas de sucesso de empresas que já têm conhecimento estabelecido sobre um determinado assunto;
- Identificar novas tendências e sair à frente;
- Receber novas referências de empresas que atuam no mesmo segmento que o seu;
- Ganhar uma base argumentativa para discutir o curso de novos investimentos no futuro;
- Criar um plano desenvolver novas estratégias e habilidades que colocarão a empresa no rumo do crescimento.
Benchmarking como aliado do marketing digital
Para se destacar no universo da internet e aproveitar ao máximo todas as ferramentas que o marketing e a comunicação digital disponibilizam para o sucesso da sua empresa, é preciso criar uma espécie de guia que dará a base para que você examine a eficiência das suas estratégias digitais em comparação a outras empresas que são referências no tema.
Mas afinal, o que devo analisar?
No digital, o benchmarking pode ser feito para auditar as estratégias online como um todo, ou para aspectos específicos.
É a prática que uso aqui dentro para meus clientes de consultoria com o objetivo de responder 4 importantes perguntas:
- COMO o concorrente está posicionado
- Em QUAIS redes sociais gasta mais energia
- Como se RELACIONA com o público
- QUAIS são os resultados obtidos
0 Comments
Postar um comentário