Resultado de imagem para bitcoins

Um novo experimento monetário? A maior revolução desde a internet? A quarta revolução industrial? Bem, sabemos do potencial do Bitcoin e de toda a tecnologia que o cerca. Mas qual a sua verdadeira origem?

Sua criação abarca os mais variados campos do conhecimento humano: teorias econômicas, matemática, criptografia, ciência da computação e, ainda, aspectos sociológicos e políticos.

Entendendo a sua origem, conseguimos visualizar de forma mais clara que não se trata de uma criação meramente especulativa, realmente existe muita história e conteúdo por trás de sua gênese. Vamos aos fatos e a construção dessa história que culminou no que deverá ser a maior revolução tecnológica do nosso tempo.

A Peer-to-Peer Electronic Cash System

No dia 31 de Outubro de 2008 Satoshi Nakamoto publicava o seu “paper”, ’”Bitcoin: a Peer-to-Peer Eletronic Cash System”, em uma lista de discussão on-line de criptografia (The Cryptography Mailing). De fato, a origem do Bitcoin pode ser atribuída a Sataoshi Nakamoto, contudo, o seu verdadeiro gênesis remonta a década de 1990, a saber: o movimento cypherpunk.

O Movimento Cypherpunk

Esse movimento teve origem nos anos 90, na região da baía de São Francisco, na Califórnia, por um grupo de matemáticos, cripto-anarquistas e hackers que começaram a reunir-se em suas próprias casas. Os membros originais não tinham ideologia social, estavam, na verdade, mais preocupados com a complicada matemática da tecnologia criptográfica e com a filosofia mais ampla relacionada à anonimidade, liberdade individual e privacidade. Sem esses desenvolvedores iniciais, certamente a tecnologia de criptografia e protocolos não teriam sido estabelecidas e desenvolvidas até níveis tão avançados como nos dias de hoje.

A ideia de um “dinheiro eletrônico totalmente descentralizado e peer-to-peer, sem a necessidade de um terceiro fiduciário”, não era de fato tão nova. Ela já havia sido explicitada de forma sucinta por Wei Dei também membro da lista de discussão cypherpunk em 1998, definindo o que seria para ele as principais características do protocolo de uma criptomoeda e como ela poderia funcionar na prática.

Ainda e não menos importante, podemos dizer que o movimento cypherpunk tem um “padrinho”, David Chaum, criptógrafo norte-americano pode ser considerado o criador dessa ciência de dinheiro eletrônico “Digital Cash ou Eletronic Cash”. Chaum já buscava na década de 1980 uma solução para que as pessoas pudessem trocar informações e mensagens com segurança e com privacidade sem a necessidade de revelar a sua real identidade, usando pseudônimos digitais.

Esse atributo do bitcoin de usar uma espécie de “pseudônimo digital” que algumas pessoas dizem que é anonimidade, é um atributo essencial para segurança do sistema. Chaum é considerado por muitos como “pai fundador do dinheiro on-line” ou “padrinho das criptomoedas”.

Precursores do Bitcoin

Satoshi deu crédito ao trabalho de Adam Back, o criador da tecnologia anti-spam HashCash, bem como ao criador do b-money,Wei Dei, no documento original do projeto bitcoin, reconhecendo suas origens conceituais. De acordo com o próprio Satoshi, o Bitcoin foi de fato uma implementação do b-money do Wei Dai (criptoanarquista) e do Bitgold de Nick Szabo (escrito em 1998). Nick Szabo foi realmente umas das principais fontes de inspiração de Satoshi Nakamoto e o”bit gold” tem sido chamado de precursor direto da arquitetura do Bitcoin.

A Evolução de um Dinheiro Puramente Digital

Como vemos o bitcoin não é o primeiro dinheiro digital, é o primeiro descentralizado. Ele é fruto de aperfeiçoamento da tentativa de criar um e-cash. Uma verdadeira evolução das diversas tentativas de criação de um dinheiro puramente digital com segurança e sem depender de uma autoridade central ou terceiro de confiança.

Do ponto de vista socioeconômico, podemos ver claramente uma visão crítica de seu criador acerca do sistema monetário e bancários vigentes justamente no bloco gênese, o primeiro bloco do blockchain.

Exatamente às 18:15 do dia 03 de janeiro de 2009, nascia oficialmente o Bitcoin, com a sua primeira transação, transmitida à rede por Satoshi Nakamoto, registrada no bloco de origem e acompanhada da seguinte mensagem: "THE TIMES 03/JAN/2009 Chancellor on Brink of Second Bailout for Banks."

Uma Crítica ao Sistema Bancário

A clara alusão à manchete do jornal britânico The Times foi um indicativo cristalino da visão crítica ao sistema bancário e a desordem financeira vigente. Podemos observar, claramente, os motivos fundamentais que impulsionaram a criação do Bitcoin: um sistema financeiro instável e com elevado nível de intervenção estatal e a crescente perda de confiança nos nossos governos e naqueles que ditam o rumo da nossa política monetária.

Um Extraordinário Experimento Monetário


Eis o início dessa grande revolução: um sistema baseado na matemática, criptografia, sem intermediários, deflacionário por natureza e que estimula a participação mútua e a lisura entre todos os usuários. Sistema esse que foi sendo criado e aperfeiçoado ao longo dos anos, culminando nesse extraordinário experimento monetário, bancário, social e até mesmo filosófico.Com ele trazemos à tona novamente como algo essencial para a evolução da humanidade alguns aspectos de suma importância: privacidade, liberdade e transparência.

Uma Breve Reflexão...

“O Bitcoin não nasceu do vácuo, ele tem 40 anos de história. É evoluído através de todas essas tecnologias diferentes, é um protocolo único e, (...)“Gênesis é a respeito da privacidade e da capacidade de protegê-la eletronicamente, e chegando aonde estamos hoje. O movimento cypherpunk é o movimento gênesis. Ninguém deve comprar Bitcoins sem antes estudar os cypherpunks.” — Max Keiser (Keiser Report)


Você sabia que...

...algumas pessoas acreditam que Satoshi Nakamoto é na verdade um grupo de empresas, sendo: Samsung, Toshiba, Nakamichi, e Motorola (Sa+Toshi+Naka+Moto = Satoshi Nakamoto).

...Hal Finney é indicado como a primeira pessoa que recebeu uma transação de Satoshi, isso aconteceu em 12 de janeiro de 2009 no bloco 170, Satoshi enviou a Hal 10 BTC. Hal também foi o primeiro a minerar um bloco e participou do desenvolvimento da moeda.

...a criptografia foi desenvolvida originalmente por agências governamentais e militares no final dos anos 70, no início ela não foi divulgada ao público. E somente depois, no início dos anos 90 que o movimento cypherpunk foi oficialmente fundado por Eric Hughes, Tim May e John Gilmore.

...o termo cypherpunk só foi imortalizado no Dicionário Oxford em 2006, mas o movimento foi baseado na noção de que a criptografia e tecnologia para a privacidade traria mudanças à sociedade. Sem esses desenvolvedores iniciais, a tecnologia da criptografia e seus protocolos não teriam sido estabelecidos.

por: Bruno Rocio (Co-fundador da Evolue Chain)