Patente registrada pelo Facebook apresenta sistema de reconhecimento de marcas e produtos que podem ajudar a criar anúncios mais assertivos

Como se todos os dados coletados dos usuários não fossem suficientes, o Facebook criou uma nova ferramenta para tornar seus anúncios ainda mais assertivos. Uma patente publicada nesta terça-feira (9) LINK: https://pdfpiw.uspto.gov/.piw?Docid=10257293 apresentou uma tecnologia de reconhecimento de imagem que identifica marcas em fotos dos usuários.
Assim como a tecnologia de reconhecimento facial compreende quais pessoas estão em uma foto ou um vídeo, o novo algoritmo do Facebook consegue perceber o que é um logo de uma empresa dentro de um objeto de mídia. Caso a marca seja anunciante na rede social, é provável que ela seja apresentada em conteúdos patrocinados aos usuários que aparecem na mesma imagem. Afinal, os usuários já são clientes da empresa.

Mais adiante, reconhecer produtos e marcas em imagens permite cruzar com outras informações para criar perfis de consumo detalhados para os anunciantes. Por exemplo: uma análise de milhares de fotos de usuários entre 25 e 30 anos que moram em São Paulo e frequentam corridas de rua consegue afirmar se este público específico prefere o vestuário esportivo da Nike ou da Adidas.
Por enquanto, o projeto é apenas uma patente – e nem sempre as empresas de tecnologia usam tudo o que registram. Entretanto, pelo potencial desta ferramenta, é possível imaginar que Mark Zuckerberg possa implementar no Facebook (e, claro, no Instagram também) um sistema do tipo num futuro breve.


por