Instagram No Like Counter

Muitos influenciadores digitais que se fazem no Instagram por vezes acabam compartilhando fotos intencionalmente chamativas para conseguir o mair número possível de likes e, assim, melhorar seus números para conseguirem ainda mais visibilidade — o que, para muitos deles, se traduz em parcerias que rendem dinheiro. Vendo que essa cultura de corrida pelas curtidas está se tornando um problema, o Instagram parece estar planejando esconder o número de likes das postagens, exibindo-os apenas ao autor da publicação.

Em uma descrição de projeto, a rede social diz querer que os seus usuários se concentrassem mais no conteúdo que estão compartilhando e não em "quantos likes as postagens recebem". 

Apesar de parecer uma modificação pequena, a omissão desse número pode evitar que pessoas procurem apenas pelas imagens de maior quantidade de curtidas, reduzindo o senso de competição dentro da plataforma. Além disso, isso pode incentivar os criadores a postarem produções mais autênticas no lugar de voltarem os seus esforços para a criação de conteúdos apelativos para chamar a atenção do público.




Esse plano de testes acabou sendo descoberto pela famosa especialista em engenharia reversa, Jane Manchun Wong, por meio do código-fonte do Instagram para o sistema operacional Android, e conseguiu obter as capturas de tela que comprovam o planejamento.