Uma coisa é certa: será cada vez mais difícil para bancos tradicionais continuarem competitivos nos próximos anos. Ainda mais se continuarem usando as mesmas ferramentas e estratégias de antes.
Quem continuar com as mesmas práticas possivelmente será pego de surpresa nessa corrida dos bancos com as empresas de tecnologia.
Uma das razões para isso é a vantagem tecnológica e competitiva que ela possui em relação a boa parte das atuais empresas do mercado financeiro aqui do Brasil (e também do mundo).
O estranho é que essa Ameaça ainda é pouco discutida e comentada pelas pessoas do mercado financeiro e pela mídia tradicional. Mas quando olhamos mais de perto para veículos de tecnologia, esse movimento se torna mais claro em discussões que já começaram a pelo menos 1 ano.
Como o WhatsApp Vai Impactar o Mercado Financeiro de um jeito que nem Fintechs até hoje conseguiram?
- 60 milhões de clientes;
- 90 mil colaboradores;
- 95 mil acionistas;
- 25,7 bilhões de reais em lucro no ano passado.
Só que o número de pessoas que já estão no WhatsApp é o dobro do Itaú. 120 milhões de clientes. 2x mais que o maior banco privado do Brasil. Nós já somos o segundo país com mais usuários do WhatsApp no mundo, atrás só da Índia, com 200 milhões.
A primeira coisa que vai mudar para os bancos daqui é que eles vão enfrentar um player com pouco mais de 1,5 bilhão de clientes no mundo inteiro.
Não podemos negar que, com mais de 1 bilhão de clientes, qualquer empresa de tecnologia tem força para entrar em qualquer mercado e fazer um belo estrago. E mesmo sendo um nicho novo, o Whatsapp se preparou muito bem.
Teve tempo de estudar o mercado e as concorrentes e tudo indica que ele pode escalar no mercado brasileiro sem muita dificuldade.
0 Comments
Postar um comentário