Resultado de parceria entre a Associação Mundial de Jornais e Editoras de Notícias (WAN- IFRA, na sigla em inglês), o Google News Initiative (GNI) e a empresa de consultoria Mather Economics. A iniciativa faz parte de um conjunto de ações do Google que visam dar suporte aos produtores de conteúdos noticiosos. Desta vez, o projeto – GNI Digital Subscriptions Lab – tem como objetivo impulsionar o setor de assinaturas digitais.

Segundo Luiz Henrique Matos, diretor de parcerias do Google Brasil, o objetivo da multinacional é orientar os principais publishers do Brasil e, consequentemente, garantir a validação e a sustentabilidade do negócio. “Nosso interesse é ajudar esses veículos nesse modelo de negócio – o de assinaturas digitais – que ainda é relativamente novo no Brasil. Trabalharemos com veículos diversos, cada qual com suas características, sempre em harmonia com nossos produtos e com as especificidades do mercado brasileiro”, explica o diretor.

Matt Lindsay, presidente da Mather Economics, empresa de consultoria, destaca a importância das mudanças em uma organização de mídia. “A Mather vai trabalhar com os parceiros do Google por meio da análise de público-alvo digital, benchmarketing, melhores práticas e estratégias, as métricas de desempenho, identificando os leitores fiéis com probabilidade de se inscrever, entender o conteúdo que esses leitores desejam e adquiri-los como assinantes digitais.”