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São muitos os livros sobre marketing digital que surgiram nos últimos anos...

...mas aqui estão 9 títulos específicos que podem te ajudar muito a planejar, gerenciar e criar conteúdo para a sua marca ou de seus clientes.

Alguns deles são mais teóricos e contextuais, outros são mais práticos. A junção deles vai fazer com que você tenha os conhecimentos necessários para já aplicar novas técnicas no seu trabalho.

Vamos aos títulos!
Marketing 4.0 - Philip Kotler
Depois de explicar a transição do marketing orientado ao produto (1.0) para o marketing focado no consumidor (2.0) e para o centrado no ser humano (3.0), o escritor Philip Kotler juntou-se a outros dois autores para examinar as transformações na passagem do marketing tradicional para o digital (4.0).
Os autores falam sobre como a internet mudou a forma como vivemos e também dão dicas para entender os caminhos do consumidor na era digital, adotando novas métricas e práticas de marketing.
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A Cauda Longa - Chris Anderson
O termo cauda longa se tornou conhecido nos últimos anos e parte dessa popularidade se deve à Chris Anderson, editor chefe da revista Wired que explorou pela primeira vez o fenômeno em um artigo que se tornou um dos mais influentes ensaios sobre negócios na atualidade.
O autor mostra que a internet originou um novo universo em que a receita total de diversos produtos de nicho — que têm baixo volume de vendas — é igual à receita total de poucos produtos que vendem muito. Ele mostra como se chegou a esse cenário e como é possível aproveitá-lo.
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As Armas da Persuasão - Robert Cialdini
Você sabe quais são as armas da persuasão? Elas ativam partes do cérebro e convencem a tomar decisões. Assim, podem ser levadas em consideração na elaboração de estratégias de Marketing Digital.
De acordo com Robert Cialdini, as armas são as seguintes: reciprocidade; compromisso e coerência; aprovação social; afeição; autoridade; e escassez.
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Cultura da Conexão - Henry Jenkins, Joshua Green e Sam Ford
Aquilo que não se propaga, morre. Essa máxima simples, mas definitiva, norteia a análise de três renomados pensadores atuais da mídia moderna – entre eles Henry Jenkins, autor do referencial Cultura da Convergência – sobre o futuro da circulação de conteúdo nos meios de comunicação social e digital.
Hoje, as pessoas não se limitam ao simples papel de consumidor. Discutem, reagem, espalham seus interesses e críticas pelas diferentes modalidades de mídia. Querem ser ouvidas, atendidas, recompensadas.
Entre as muitas possibilidades dessa cultura cada vez mais ligada em rede, há pelo menos uma grande certeza: será mais bem-sucedido quem souber lidar melhor com as aspirações e desejos de um público ávido por participar e opinar.
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Nocaute - Gary Vaynerchuk
O marketing tradicional sempre foi luta unilateral na qual as empresas anunciam em plataformas como rádio, TV e jornais impressos para chegar ao nocaute — no caso, fechar a venda. Nesse cenário, os clientes não tinham alternativa senão absorverem os anúncios.
Mas, com a internet, as lutas foram para um novo ringue: o das redes sociais, nas quais os clientes estão dispostos a desafiarem as empresas expressando opiniões antes de comprarem.
Por isso, no livro Nocaute, o empreendedor Gary Vaynerchuk ensina como os profissionais do marketing devem interagir com o cliente nesse novo contexto. Os exemplos de erros e acertos analisados ajudam a acelerar o aprendizado, bem como a análise detalhada das redes sociais, como Facebook, Twitter, Instagram e LinkedIn.
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Obrigado pelo Marketing - Vitor Peçanha
Em Obrigado pelo marketing, o cofundador da Rock Content, Vitor Peçanha, compartilha os aprendizados que levaram sua empresa a se tornar referência em Marketing de Conteúdo no Brasil. É voltado para quem deseja se tornar um profissional da área.
Este livro é um guia completo, escrito a partir de experiências que levaram a Rock Content de zero a mais de 25 milhões de faturamento em apenas quatro anos. Um guia por quem realmente entende do assunto, para quem quer se tornar um profissional da área.
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Marketing de Conteúdo - A Moeda do Século XXI - Rafael Rez
De acordo com o especialista Rafael Rez, a moeda que compra o tempo e a atenção das pessoas hoje é o conteúdo.
Se você ainda não entendeu o poder do Marketing de Conteúdo, o livro serve como um guia para o início da sua jornada.
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Permission Marketing - Seth Godin
Seth Godin explica Permission Marketing como o conceito que permite aos profissionais de marketing moldarem sua mensagem de modo que os consumidores a aceitem.
Assim, ao invés de incomodar potenciais compradores, o autor apresenta uma maneira de pensar o marketing de produtos e serviços alcançando apenas aquelas pessoas que sinalizaram algum interesse em aprender mais sobre a oferta. Isso permite o desenvolvimento de uma relação de confiança com a marca, aumentando a chance de vender.
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Global Content Marketing - Pam Didner
O subtítulo do livro Global Content Marketing demonstra bem a que veio a obra: ensina a criar conteúdo excelente, alcançar mais consumidores e construir passo a passo uma estratégia de marketing que funciona.
O livro é interessante para empresas em processo de expansão internacional, já que ensina a criar conteúdos que engajam independentemente do país em que se encontra.
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