A publicação de materiais úteis para seus clientes, aqueles que respondem as dúvidas e os ajudam a solucionar suas dores, são os que efetivamente aumentam o tráfego dos seus canais, incrementam a conversão de leads e, consequentemente, aumentam as suas vendas.

Acredite: ter o seu calendário editorial influencia diretamente nos seus resultados com o Marketing de Conteúdo, oferece melhor organização e planejamento, maior controle sobre a estratégia de conteúdo e possibilita a avaliação dos resultados. Aqui nesse post eu vou ensinar como desenvolver um.

Por isso que não adianta sair produzindo conteúdo ao léu. É necessário ter um bom planejamento, com objetivos definidos e depois investir na construção de um calendário editorial.

Como fazer um calendário editorial

#1 Escolha uma ferramenta
Existem diversas opções na construção de um calendário editorial. Uma das ferramentas possíveis é o Google Planilhas. Outras opções é o Excel ou ainda o LibreOffice.

#2 Planeje sua estratégia
Depois de escolher a ferramenta, está na hora de arregaçar as mangas e pensar na sua estratégia. Para isso, monte uma planilha com a frequência de postagem no blog, título e palavra-chave de cada conteúdo, as datas para entrega e publicação dos conteúdos, os horários, quem será responsável por realizar qual função (produzir, postar…), qual a categoria no blog em que os conteúdos se classificam, o formato do conteúdo, a etapa da jornada do comprador, a persona e o status dos conteúdos. Depois, complete os dados.

#3 Siga o cronograma e meça os resultados
Com um calendário bem definido em mãos, compartilhe com todos os envolvidos nas atividades. É muito importante seguir o seu calendário editorial à risca e acompanhar os resultados em busca de melhorias constantes da sua estratégia de marketing de conteúdo.

Pronto. Agora você tem em mãos seu calendário de produção de conteúdo e está um passo mais perto de alcançar seu objetivos com as estratégias de Inbound Marketing!