Resultado de imagem para inovação nas empresas

Lentidão na mudança de mindset dentro das grandes empresas ainda é um impeditivo para o avanço da inovação no Brasil, segundo pesquisa feita pelo coletivo Open Innovation do Brasil.

O estudo elencou os principais desafios e preocupações de executivos
para o avanço da inovação aberta no país. Os dados foram obtidos em parceria com o SocialData, que por sua vez utiliza o banco de dados da MindMinners.

A pesquisa intitulada de “Os Desafios da Inovação Aberta no Brasil” consultou, entre 24 de junho e 12 de julho de 2019, cerca de 126 membros de diferentes equipes do coletivo em todo o país. Os times regionais são compostos por empreendedores, consultores e representantes de empresas interessadas no tema de inovação.

Aos entrevistados, foram feitas perguntas relacionadas à percepção da inovação na atualidade, perspectivas e preocupações.

Questionados sobre os principais fatores impeditivos para o desenvolvimento da inovação aberta no Brasil, mais da metade dos participantes (56%) apontou ser a cultura empresarial. Em segundo lugar, está a burocracia (28%) e a ausência de entrosamento entre os membros de uma equipe (25%). Outras motivações como desenvolvimento tecnológico e legislação também aparecem na lista.

O desenvolvimento do ecossistema de inovação também exige uma melhoria social e educativa, de acordo com a pesquisa. A transformação cultural contabilizou o maior número de respostas, sendo unanimidade entre 70% dos entrevistados. Em seguida está a melhor formação acadêmica dos profissionais (42%) e a redução da burocracia (40%).