Equipe de cientistas cria primeira rede de internet quântica do mundo

A primeira rede de internet quântica foi criada por uma equipe de cientistas do laboratório QuTech da Universidade Técnica de Delft, na Holanda. Para possibilitar essa inovação, eles também tiveram que criar o primeiro protocolo quântico de internet da história da humanidade.

A rede de internet quântica utiliza a mesma premissa básica da computação tradicional. Ainda assim, ela opera de uma maneira bastante diferente. 
Por causa das diferenças existentes entre a computação clássica e a quântica, a equipe do QuTech desenvolveu um novo stack de redes quânticas. Esse é o primeiro protocolo de camadas de link do mundo.

Vale lembrar que, hoje, os protocolos de internet clássicos utilizam uma série de camadas de software. Elas são chamadas de pilha de rede e permitem que diferentes dispositivos se comuniquem entre si. Um exemplo disso é o Protocolo de Transferência de Hipertexto (Hypertext Transfer Protocol ou HTTP), que é a base para a comunicação na Web.

"Todos nós usamos protocolos clássicos de camadas de links em nossa vida cotidiana. Um exemplo disso é o Wi-Fi, que permite usar um sinal de rádio não confiável e que sofre com interrupções e interferências para transmitir dados de maneira confiável entre dispositivos compatíveis". Professora Stephanie Wehner, cientista da equipe de pesquisa da QuTech