Se você tem a sensação que o período de festas de fim de ano começa cada vez mais cedo, é porque os lojistas estão se preparando para as vendas do Black Friday Cyber Monday meses antes dos consumidores começarem a preparar suas listas de compras.

Mas há um bom motivo para todo esse entusiasmo: segundo a Forbes Brasil, em 2018, os consumidores movimentaram R$ 53,5 bilhões nas compras de Natal no país. Ou seja, nunca foi tão importante estar preparado(a) — faça sua listinha também! — para aproveitar um pedaço dessa bolada.

veja aqui algumas perguntas importantes que você deve responder para se preparar para a temporada movimentada que vem por aí.

1. A sua loja está preparada para um aumento dos negócios?
Você pode ir do céu ao inferno nesse fim de ano, tudo depende da previsão acertada (ou não) das suas vendas: excesso de estoque pode lhe deixar com muitas mercadorias sem venda, já baixa de estoque pode levar a oportunidades de vendas perdidas.

2. Sua equipe está preparada para dar conta do movimento?
Você provavelmente vai querer aumentar sua força de trabalho nesse período de alta demanda. Comece oferecendo turnos extras para os seus funcionários atuais; isso deve lhe dar uma ideia de quantos funcionários temporários você vai precisar contratar. Destaque-se da concorrência escrevendo um anúncio criativo, mas específico (além disso, peça aos seus funcionários que recomendem pessoal de confiança).

3. Que tipo de conteúdo e promoções você vai divulgar?
O marketing de varejo é extremamente competitivo na temporada mais movimentada do ano. Comece planejando seus esforços de marketing criando uma lista de promoções específicas, com datas de início e término, e treinando sua equipe com antecedência.

4. Você está são e salvo?
Furtos e roubos causam um problema bilionário. Mais gente frequentar a sua loja pode ser bom para as vendas, mas também pode lhe deixar vulnerável a furtos e fraudes — tanto por parte dos clientes como dos seus funcionários. A maioria dos consumidores vai fazer suas compras de Natal na internet, pelo celular e em lojas físicas. Isso significa que os varejistas precisam deixar tanto suas lojas físicas como seus bens digitais em segurança.

5. Você já fez as suas compras?
Por último, mas não menos importante, lembre-se que você também merece uma folga. Se você tiver uma equipe qualificada trabalhando de modo extraordinário, pode tirar umas horas para aproveitar as ofertas Black Friday e zerar sua lista de compras pessoal — e reservar um tempinho só para você.