A importância de um Blog numa estratégia de Marketing Digital

O seu negócio já possui um Blog? Se ainda não tem, está na hora de criar. Confira agora os benefícios de ter um na Estratégia de Marketing Digital.


Um Blog, a par de um website, assume um papel central na Estratégia de Marketing Digital de uma empresa, uma vez que é essencial para a atração de tráfego qualificado e gratuito para o seu website. No entanto, ao criar um blog, deverá ter em atenção o fato de que é de extrema relevância, proceder à criação de conteúdo relevante e atrativo para a sua audiência.


Estratégias para criar um Blog

Na criação do seu Blog, defina uma estratégia de conteúdo que preveja a atualização do mesmo, de forma frequente, que seja complementar à comunicação da empresa, que tenha por uma base uma lista de keywords, anteriormente criada, com o recurso a ferramentas para o efeito, e que seja altamente relevante para o seu público-alvo.

Um blog assume-se como uma ferramenta com elevado potencial numa estratégia de Marketing de Conteúdo e de Inbound Marketing. Além disso é também uma boa estratégia de Search Engine Optimization, uma vez que o ajudará a captar tráfego orgânico, isto é, tráfego sem custos em publicidade online. Com um Blog, poderá melhorar a sua autoridade e o seu posicionamento nos motores de busca, no entanto, não caia no erro de criar conteúdo para os motores. O conteúdo deverá ser concebido para o seu público, de forma a responder às suas dúvidas e questões.

Porque você deve criar um Blog?


Algumas da vantagens que um Blog agrega:
  • Conteúdo para os Motores de Busca (SEO): Ao criar um blog, este mesmo, ajudará na indexação no Google. O que possibilitará novas possibilidades para que outros websites links para o seu (backlinks), fator relevante para o posicionamento nos motores de busca, para além de que o ajudará a atrair mais visitantes.
  • Importante para gerar autoridade e para ajudar nas vendas: Ao produzir conteúdo sobre a sua área de negócio (produtos, serviços, tendências do setor) e sobre as temáticas de interesse do seu target, isso ajuda a criar uma reputação, pois demonstra o seu conhecimento sobre os temas, reforçando a sua posição e a sua credibilidade. E, isso, irá ajudá-lo, certamente, a vender.
  • Informar o seu público: Com um blog poderá informar, e até educar, o seu público sobre a importância dos seus serviços ou produtos.
  • Facilitar o processo de venda: Poderá assumir um importante papel para os potenciais clientes que ainda não estão no“momento da compra”,pois seguem o seu conteúdo e estão a ser conquistados até que cheguem à fase da “compra”.
  • Os resultados obtidos são permanentes: Isto é, enquanto que, no tráfego pago, tem de estar a investir de forma contínua, no caso de um blog, mesmo que deixe de publicar conteúdo (o que não deverá fazer), os conteúdos já publicados, poderão continuar a canalizar tráfego, de forma gratuita.

A importância de um Blog numa estratégia de Marketing Digital


Dicas para a criação de artigos otimizados para o seu Blog:

  • Título:O título do seu artigo deve ser atrativo e captar a atenção do utilizador. É o título que determina se o utilizador terá ou não interesse no seu conteúdo, por isso, reflita bem sobre o mesmo. Deverá conter até 65 caracteres e deve incluir as palavras-chave de maior relevância no início do mesmo.
  • Primeiro Parágrafo: Este paragrafo deve incluir as palavras-chave mais relevantes na primeira frase. Deverá resumir o teor do artigo para que o utilizador saiba do que tratará e se sinta atraído a continuar a leitura.
  • Hierarquização da Informação: Organize a informação em torno de um tópico e utilize headingsde H1 para H6 para informar os motores de busca sobre a importância do conteúdo.
  • Número de Palavras: Será importante que o seu artigo contenha, pelo menos, 300 palavras.
  • Keywords: A densidade da palavra-chave não deverá exceder, idealmente, os 2,5%. Aposte em keywords relacionadas com a do artigo e aposte em variações gramaticais e semânticas da mesma. Poderá ser interessante apostar em long tail keywords.
  • Links: Inclua links internos e externos ao longo do seu artigo.
  • Imagem: Adicione, pelo menos, uma imagem. Tenha em consideração que deverá incluir no nome da imagem a palavra-chave, bem como o atributo ALT.
  • Call to Action: Termine o artigo com um “Call to Action” e/ou com uma questão e inclua a keyword.
  • Compartilha na Redes Sociais: Adicione aos seus artigos botões para partilha nas redes sociais, para que os visitantes o possam partilhar. Faça também a partilha dos seus artigos nas Redes Sociais da empresa.
  • Sistema de Comentários: Inclua no seu Blog/Artigos, a possibilidade de os utilizadores poderem comentá-los. Isso também será relevante para posicionar o conteúdo nos motores de busca.
A importância de um Blog numa estratégia de Marketing Digital

Crie já hoje o seu Blog…
Se ainda não tem um Blog, eu posso te ajudar na criação do mesmo, 100% responsivo (Abre em PC, Tablets e Celulares) que lhe permitirá lançar o conteúdo de forma muito simples e rápida.


Agora que compreende a importância do Blog na Estratégia de Marketing Digital, avance com a criação (caso ainda não tenha, eu posso te ajudar) e produza conteúdo relevante para a sua audiência, e verá que, a médio/longo prazo os resultados chegarão.