A importância de um Blog numa estratégia de Marketing Digital

O seu negócio já possui um Blog? Se ainda não tem, está na hora de criar. Confira agora os benefícios de ter um na Estratégia de Marketing Digital.


Um Blog, a par de um website, assume um papel central na Estratégia de Marketing Digital de uma empresa, uma vez que é essencial para a atração de tráfego qualificado e gratuito para o seu website. No entanto, ao criar um blog, deverá ter em atenção o fato de que é de extrema relevância, proceder à criação de conteúdo relevante e atrativo para a sua audiência.

5 MOTIVOS para ter um Blog na estratégia de Marketing Digital

1. Aumento da sua visibilidade
Quando você cria um blog, é importante que você pense na divulgação. Isso pode ser feito de diversas formas, como:

  • anúncios no Google AdWords;
  • email marketing;
  • posicionamento nas buscas orgânicas do Google;
  • redes sociais;
  • entre outras possibilidades.
Assim, quanto mais os seus artigos forem vistos, mais pessoas conhecerão você e a sua empresa.

O melhor de tudo isso, é que você será conhecido por algo de valor, ou seja, por fornecer informações úteis ao seu público.


2. Baixo custo para início do projeto
Se você não tem um investimento para começar o seu blog, fique tranquilo: não é preciso de muito.

Existem plataformas gratuitas e de fácil gerenciamento que você mesmo pode começar a usar de forma bastante intuitiva. Uma delas é a WordPress — inclusive, uma das mais utilizadas no ramo atualmente.

Se você mesmo produz o seu conteúdo, então não terá gastos com outro profissional. E a divulgação também pode ser feita de forma gratuita nas redes sociais.

No entanto, se sobrar um dinheirinho, vale a pena fazer um impulsionamento do post na sua fanpage para atingir maior alcance de público segmentado.


3. Aumento da cartela de clientes e de seguidores
Quando a sua empresa ganha mais visibilidade — principalmente de pessoas que se interessam pelo conteúdo do seu blog —, consequentemente você também consegue aumentar a sua cartela de clientes e de seguidores das suas dicas e dos seus tutoriais.

Isso acontece porque essas pessoas que visitam o seu blog estão interessadas exatamente naquilo que você oferece.

Quando você oferece um esclarecimento às principais dúvidas, cria uma relação de gratidão, e elas se sentem mais propensas a fecharem negócio com você, que as ajudou.

A importância de um Blog numa estratégia de Marketing Digital


4. Possibilidade de gerar renda
Falamos sobre aumentar a sua cartela de cliente. E é claro que isso já é uma geração de renda. Mas há outras formas, principalmente para quem trabalha o blog como um projeto pessoal.

Tome como exemplo as blogueiras de beleza que citamos. E isso acontece não só no ramo de beleza, mas de diversos segmentos, como:
  • educação e ensino;
  • gastronomia;
  • viagem;
  • entre outros.
Quando você possui um alto número de acessos diários no seu blog, você pode se cadastrar no Google AdSense e vender espaços publicitários na sua página para empresas que queiram divulgar produtos ou serviços que tenham relação com o seu conteúdo.

5. Relacionamento com o seu público
Se você já tem uma boa cartela de clientes, por que ter um blog? Porque é importante que você se relacione com os seus consumidores e favoreça o processo de fidelização.

Enquanto os clientes acompanham os conteúdos do seu blog, você está na mente deles. E, quando chegar o momento de decisão de compra, é da sua empresa que eles vão se lembrar.

O mesmo vale para blog de projetos pessoais: enquanto você alimenta o seu público com informações de valor, sempre terá muitos acessos nas suas páginas


Estratégias para criar um Blog

Um blog assume-se como uma ferramenta com elevado potencial numa estratégia de Marketing de Conteúdo e de Inbound Marketing, o conteúdo deverá ser concebido para o seu público, de forma a responder às suas dúvidas e questões. então na criação do seu Blog, defina uma estratégia de conteúdo que preveja a atualização do mesmo, de forma frequente, que seja complementar à comunicação da empresa, que tenha por uma base uma lista de keywords, anteriormente criada, com o recurso a ferramentas para o efeito, e que seja altamente relevante para o seu público-alvo.


Dicas para a criação de artigos otimizados para o seu Blog:
  • Título:O título do seu artigo deve ser atrativo e captar a atenção do utilizador. É o título que determina se o utilizador terá ou não interesse no seu conteúdo, por isso, reflita bem sobre o mesmo. Deverá conter até 65 caracteres e deve incluir as palavras-chave de maior relevância no início do mesmo.
  • Primeiro Parágrafo: Este paragrafo deve incluir as palavras-chave mais relevantes na primeira frase. Deverá resumir o teor do artigo para que o utilizador saiba do que tratará e se sinta atraído a continuar a leitura.
  • Hierarquização da Informação: Organize a informação em torno de um tópico e utilize headingsde H1 para H6 para informar os motores de busca sobre a importância do conteúdo.
  • Número de Palavras: Será importante que o seu artigo contenha, pelo menos, 300 palavras.
  • Keywords: A densidade da palavra-chave não deverá exceder, idealmente, os 2,5%. Aposte em keywords relacionadas com a do artigo e aposte em variações gramaticais e semânticas da mesma. Poderá ser interessante apostar em long tail keywords.
  • Links: Inclua links internos e externos ao longo do seu artigo.
  • Imagem: Adicione, pelo menos, uma imagem. Tenha em consideração que deverá incluir no nome da imagem a palavra-chave, bem como o atributo ALT.
  • Call to Action: Termine o artigo com um “Call to Action” e/ou com uma questão e inclua a keyword.
  • Compartilha na Redes Sociais: Adicione aos seus artigos botões para partilha nas redes sociais, para que os visitantes o possam partilhar. Faça também a partilha dos seus artigos nas Redes Sociais da empresa.
  • Sistema de Comentários: Inclua no seu Blog/Artigos, a possibilidade de os utilizadores poderem comentá-los. Isso também será relevante para posicionar o conteúdo nos motores de busca.
A importância de um Blog numa estratégia de Marketing Digital

Crie já hoje o seu Blog…
Se ainda não tem um Blog, eu posso te ajudar na criação do mesmo, 100% responsivo (Abre em PC, Tablets e Celulares) que lhe permitirá lançar o conteúdo de forma muito simples e rápida.