Empresa brasileira cria aplicativo de ponto eletrônico com tecnologia blockchain

A Totvs é uma empresa brasileira responsável por desenvolver softwares de gestão. A empresa possui uma plataforma de Inteligência Artificial chamada Carol, à qual são implementadas diferentes tecnologias com base no ramo em que ela será direcionada.

De acordo com uma publicação desta segunda-feira, 11 de novembro, feita pelo portal Infor Channel, a nova versão da plataforma de Inteligência Artificial da Totvs chama-se Carol Clock-In, e permitirá que funcionários façam registro de ponto eletrônico por meio de reconhecimento facial.

O registro pode ser feito de forma online ou offline, auxiliando integrantes de uma empresa com acesso limitado à Internet. Assim que o dispositivo tiver conexão à Internet, a marcação do ponto é sincronizada.

Segundo Vincent Goetten, diretor do Totvs Labs:


“A Inteligência Artificial e machine learning da Carol permitem que o app funcione cada vez melhor, já que, a cada reconhecimento feito, mais dados do rosto de cada colaborador são coletados, tornando o app mais rápido e eficaz.”

Foi implementado ainda um sistema para combater fraudes na Carol Clock-In, evitando que usuários utilizem uma foto para registrarem seus pontos. Segundo Goetten:


“Os clientes podem optar por ativar esta funcionalidade adicional que garante a imutabilidade dos dados e facilita a rastreabilidade independente de sistema. O protocolo escolhido para isso foi o da blockchain, por ser o mais seguro e de público acesso.”

Contudo, em suas declarações, Goetten não informa qual protocolo blockchain foi escolhido para guardar as informações referentes aos registros feitos pela Carol Clock-In.