Resultado de imagem para facebook pay e google pay

Não apenas uma, mas duas gigantes de tecnologia lançaram serviços financeiros nesta semana. É o caso do Google e do Facebook – cada um com uma solução diferente.


O Google irá oferecer contas correntes digitais, enquanto o Facebook lançou o Facebook Pay, carteira digital que permite enviar dinheiro pelo WhatsApp e Instagram.


O Google contará com a ajuda de bancos para oferecer o serviço. A companhia realizou uma parceria com o Citigroup e uma cooperativa de crédito da Universidade de Stanford.


O projeto está sendo chamado de “Cache” e a expectativa é que chegue ao público já no ano que vem. A vantagem é que o Google já possui uma rede milionária de clientes, facilitando a adoção de suas contas digitais pelo mundo.


Um fenômeno parecido acontece com o Facebook. A rede permitirá que seus milhões de usuários paguem por ingressos em eventos, jogos e para outras pessoas sem sair da plataforma, através do Facebook Pay.


Diferentemente do Google, o Facebook não contará com o auxílio de bancos, mas de empresas como PayPal e Stripe.


Os pagamentos poderão ser validados através de reconhecimento facial ou biometria. Disponível nos Estados Unidos, ainda não há previsão de quando chegará ao Brasil.


Estamos passando por uma transformação no setor de tecnologia. Após reunir milhões de clientes e conhecer suas práticas de consumo, as empresas estão criando serviços que fogem de seu setor de atuação original.


Um caso semelhante aconteceu também com a Apple, com o lançamento de seu próprio cartão de crédito, o Apple Card.


A questão que fica é: será que essas empresas se darão bem no mercado financeiro? Será que, como as fintechs, elas irão ameaçar a atuação dos grandes bancos? Você usaria um serviço financeiro oferecido pelo Google ou Facebook?