Resultado de imagem para jornalismo empresarial

O jornalismo empresarial nasceu, por meio da utilização de atividades jornalísticas específicas inseridas nas empresas. O profissional realiza coberturas jornalísticas nas ações da empresa ou organização e divulga aos colaborares internos e para o público externo. Essa ação no jornalismo passou a ser contínua e permanente nas empresas.

O jornalismo se tornou estratégico para estimular as redações a buscarem pautas relacionadas aos pequenos negócios; pois são grandes empregadores. Com criatividade, persistência, capacitação e dedicação, os empreendedores vêm transformando a realidade de muitas regiões e os jornalistas são fundamentais no processo de gerar pautas sobre a micro e pequena empresa.
Visibilidade

A prática do jornalismo empresarial exige do profissional conhecimento sobre as estratégias da empresa, é um gestor da informação. A relação do jornalista com dirigentes e gerentes é próxima e necessária para ter acesso às informações das ações da empresa.

Assim, o jornalismo empresarial constrói pautas para as redações, produz conteúdos jornalísticos muito mais específicos, com personagens, informações privilegiadas e de qualidade para a imprensa. O jornalista não faz apenas uma assessoria de imprensa, e sim um serviço especializado com conhecimento técnico e esmiuçador das ações planejadas na empresa que vão virar notícias e reportagens.

Quanto mais acesso à informação o jornalista tem, mais fácil de divulgar o pensamento e o trabalho desenvolvido pela empresa ao público interno e externo utilizando jornais impressos e/ou online, sites e redes sociais.

Como se Relacionar

É fundamental criar uma relação de mão dupla com os veículos de comunicação, atendendo às demandas da imprensa e criando oportunidades para sugestões de pauta.

1 – Mantém a relação com a imprensa de forma ágil, fator determinante na atividade jornalística, portanto é fundamental atender à imprensa com prioridade.

2 – Ser fonte de boas pautas e informações para os jornalistas que têm uma rotina atribulada, trabalham sob pressão e cobrança, sempre avaliados pela capacidade de agregar valor informativo à empresa onde atuam.

3 – Manter um contato com a imprensa transparente e de cumprimento de compromissos assumidos com os jornalistas.
Perfil Profissional
O jornalista é o profissional responsável por realizar a relação entre a empresa e os veículos de comunicação.

É o profissional quem divulga as atividades da empresa, despertando o interesse da mídia para os assuntos relacionados ao cliente. É responsável para trabalhar com informações selecionadas, direcionando os dados estatísticos sobre um segmento. É uma fonte de informações à disposição dos jornalistas.

O jornalista realiza agendamento e acompanhamento de entrevistas coletivas e individuais, facilita o trabalho do entrevistado e do entrevistador, mantém contato permanente com a mídia, sugerindo pautas e fazendo esclarecimentos necessários para a eficiência da matéria jornalística a ser publicada.

O profissional deve ser graduado em jornalismo, ser capacitado para conhecer muito bem as estruturas de funcionamento de cada um dos veículos de comunicação, conhecer na empresa que atua, os processos de produção de matérias, revisões e liberações para publicações.