No último dia 12 de Novembro foi lançado o WordPress 5.3. A nova versão do CMS trás muitas novidades, entre elas, novos traços no design, melhorias no editor de blocos, um novo tema, e mais. Tudo isso você confere a partir de agora.

A versão batizada de “Kirk” em homenagem ao multi-instrumentista de jazz Rahsaan Roland Kirk, apresenta várias melhorias no editor de blocos. De acordo com a equipe de desenvolvedores do WP, mais de 150 melhorias foram realizadas.

Um destaque importante está nas melhorias visando a acessibilidade. Aquelas mudanças incluem a integração de estilos do editor de bloco na interface administrativa.

Vídeo: Conheça o WordPress 5.3



Segurança e Dev

A última versão do WP trouxe novidades para os desenvolvedores.

A versão 5.3 é compatível com o PHP 7.4. Na atualização, alguns recursos obsoletos foram removidos para garantir a compatibilidade.

Outro detalhe são as melhorias nos componentes de hora e data do sistema.


Outras Mudanças

Para finalizar, o WordPress 5.3 trás outras novidades que não podem deixar de serem citadas. Confira:
  • Rotação automática das imagens: Após o upload no sistema, as imagens serão rotacionadas corretamente após o envio, de acordo com os dados de orientação incorporados.
  • Diagnóstico do site: O status da “saúde” do site perdeu as informações em porcentagem. Agora são exibidas em frases, como “Bom” e “Ruim”.
  • Verificação de e-mail do administrador: Uma pratica ruim de quem trabalha com o WordPress é informar um e-mail que não existe e depois não conseguir recuperar a senha. Este recurso promete ajudar quem costuma fazer isso. Periodicamente o sistema pedirá a confirmação do endereço de e-mail dos administradores. Além disso, a função para a troca do endereço de e-mail, que já estava disponível em versões anteriores, foi mantida.
Vídeo: editor Gutenberg