Resultado de imagem para Machine Learning no marketing

Com o aumento das expectativas dos consumidores por experiências mais personalizadas, relevantes e assistidas, o machine learning - ou aprendizado de máquina - se torna uma ferramenta valiosa para atender a essas demandas.


No marketing ele está ajudando os profissionais a criar segmentações de cliente mais inteligentes, oferecer campanhas com criativos mais relevantes e avaliar o desempenho com mais eficiência. Na verdade, 85% dos executivos acreditam que, graças à IA, as empresas poderão alcançar ou manter uma vantagem competitiva.


Machine Learning é como ter 1 bilhão de estagiários para criar anúncios eficazes, não um Einstein


Vamos entender como o machine learning trabalha


Na essência, o machine learning é uma maneira de rotular e analisar rapidamente grandes conjuntos de dados. As pessoas conseguem fazer isso por conta própria, mas a máquina executa tudo mais rapidamente e em escalas bem maiores. Na verdade, 66% dos líderes da área de marketing concordam que a automação e o machine learning permitirão que as equipes se concentrem mais em atividades estratégicas.

Mas as máquinas não aprendem sozinhas: elas precisam de ajuda humana.


Primeiro passo: Antes de tudo dê um passo para trás

Profissional você sabe o que é o machine learning, agora você deve estar se perguntando como começar a usá-lo?. Primeiro nada de mergulhar de cabeça no desenvolvimento de aprendizado de máquina do zero. Isso pode ser complicado, ele exige um grande investimento inicial e pode levar anos para ser aperfeiçoado.


Em vez de mergulhar de cabeça, dê um passo para trás. Entenda que empresas como o Google já estão fazendo o trabalho pesado, integrando o machine learning a produtos de marketing novos e já existentes para ajudar você a ter insights mais detalhados sobre seus dados sem que sua equipe precise se esforçar mais. Tudo que você precisa fazer é garantir que a empresa esteja pronta para gerar o maior valor possível com esses produtos.


Existem incontáveis maneiras com as quais o machine learning pode ajudar seu negócio. Veja quais produtos podem ajudar a otimizar campanhas e como as marcas já estão utilizando o aprendizado de máquina para melhorar os esforços de marketing.

1 - Descoberta de audiências - Identifique seus clientes mais valiosos.

Como o machine learning pode ajudar você a alcançar os usuários certos

Suponha que você esteja comercializar um app e a principal meta seja conquistar usuários de longo prazo, que paguem por ele. No entanto, você descobre que os usuários não abrem o aplicativo com frequência após o download. Keep calm! você não é a primeira pessoa a enfrentar esse problema.  Se você estiver investindo em fontes isoladas para identificar quem é sua audiência, talvez você esteja tendo algum tipo de perda.

Na verdade, apenas 37% dos apps instalados continuam sendo utilizados após sete dias. Então, o que fazer para encontrar os usuários certos?

O machine learning pode classificar e analisar as fontes para que você entenda quais usuários são mais valiosos e aproveite seu orçamento ao máximo, exibindo anúncios apenas para as pessoas com maior probabilidade de fazer o download e usar o app com frequência.

2 - Criativos - Exiba a mensagem certa para cada momento. 

O machine learning está ajudando os profissionais de marketing a desenvolver criativos personalizados.

Pesquisa mostra que 91% dos proprietários de smartphone compram ou planejam comprar algo depois de ver um anúncio que eles descrevem como relevante.

Hoje em dia, os consumidores esperam que as marcas ofereçam experiências assistidas e altamente relevantes, e isso também vale para os anúncios. Na verdade, o fato de um anúncio ser relevante ou não tem um impacto considerável na decisão de compra do usuário.



3 - Otimização - Encontre os clientes certos nos momentos-chave.

Com machine learning, o lance ideal passa a estar ao seu alcance


As pessoas estão fazendo pesquisas com mais detalhes e maior frequência. Para os profissionais de marketing, isso significa que é mais importante do que nunca definir o lance certo nos leilões de pesquisa. Mas também indica que encontrar o lance perfeito ficou mais difícil, já que a crescente quantidade de dados torna mais complexa a tarefa de definir lances com base no conteúdo de cada usuário.

Felizmente, existem produtos que podem ajudar você a automatizar esse processo.


4 - Mensuração - Descubra o verdadeiro valor de cada etapa do caminho até a compra.


Como uma estratégia baseada em dados pode ajudar a descobrir a intenção do consumidor

Antes de fazer uma compra no site, o usuário decidiu pesquisar mais, fazer outras compras ou clicar em alguns anúncios em diferentes plataformas ou dispositivos. Geralmente, o crédito da conversão é concedido ao último anúncio em que o consumidor clicou. Mas como você pode ter certeza de que o último clique foi o mais valioso?

Com o machine learning ajuda a analisar os cliques nos anúncios da rede de pesquisa. Ao comparar os caminhos de cliques dos consumidores que compraram o produto com os daqueles que não compraram, o modelo de atribuição baseado em dados identifica padrões nos cliques que resultaram em conversões e mostra quais são os pontos de contato mais valiosos ao longo da jornada do consumidor.

Hoje em dia, os consumidores interagem com as marcas em um número crescente de telas e canais, o que dificulta a identificação dos pontos em que sua estratégia de marketing está dando certo.