o que significa ASMR

Se você já se deparou com um vídeo de uma mulher fingindo cortar o cabelo enquanto sussurra gentilmente no seu ouvido, é bem provável que já tenha uma ideia sobre o que é ASMR.

O ASMR, sigla em inglês para "resposta sensorial meridiana autônoma" viralizou na internet , virou febre mundial e chegou até ao Super Bowl e a celebridades como Ellen Degeneres, que experimentou o ASMR no seu programa de TV.

Parece bem estranho, mas milhões e milhões de pessoas no YouTube sentem que os vídeos de ASMR ajudam a relaxar, manter a concentração e silenciar o barulho do dia a dia. Daí a pergunta, o que significa ASMR para essas pessoas?

Para entender a fundo sobre o que é ASMR, durante 1 mês inteiro, a  Kristine Spure (do time do trello) acompanhou os seus artistas de ASMR preferidos escovando o microfone enquanto trabalhava nas atividades diárias do trabalho.


E o resultado?


Apenas ao escutar o ASMR ela consegui aumentar a produtividade no trabalho significativamente, assim como a eficiência (o quão bem realizou as tarefas) em 22%.


Isso equivale a cortar 1,5 h de trabalho por dia, ou adicionar 1 dia útil à semana!

O que é ASMR? A ciência por trás dos arrepios


Para aqueles que não sabem o que significa ASMR, o termo em inglês (autonomous sensory meridian response, ou resposta autônoma do meridiano sensorial), foi cunhado para descrever as sensações físicas e emocionais que as pessoas sentem ao assistir vídeos estimulantes ou participar de atividades que envolvem atenção em si, como escovar o cabelo ou se maquiar.





E aqui vai outra explicação sobre o que é ASMR e porque ele funciona para a produtividade pessoal:


Pesquisadores da Universidade de Sheffield e da Universidade Metropolitana de Manchester revelaram que o ASMR pode ter efeitos positivos tanto na saúde física, quanto na saúde mental.

O estudo afirma que aqueles que experimentaram o ASMR tiveram reduções significativas nos batimentos cardíacos (em média uma queda de 3,14 batimentos por minuto) durante a sessão de ASMR em comparação com pessoas que não assistiram aos vídeos. Eles também mostraram aumentos substanciais nas emoções positivas, incluindo relaxamento e sentimentos de conexão social.