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O Social Media Manager é responsável por criar, apresentar e liderar a estratégia de uma empresa em redes sociais, além de projetar sua presença nas redes sociais. É responsável por dotar essas mídias sociais com uma. Ele prepara e planeja a estratégia de ação em redes que serão executadas a posteriori pelo Community Manager.


Em outras palavras, o Social Media Manager (SMM) cria o plano de mídia social que deve estar estreitamente ligado aos objetivos da marca.


Esta promoção pode incluir ferramentas como redes sociais, blogs, webinar e outros, logo o SMM deve conhecer todas essas ferramentas e saber o cada uma pode contribuir em uma campanha.


Tem que controlar e monitorar as redes sociais, bem como conhecer as últimas tendências que se passam pela rede. Mas o trabalho não é só esse, mas também deve ter a capacidade de controlar a concorrência e os clientes. Analisa e interpreta os dados que obteve das , extraindo conclusões de como funcionaram, seja através de ferramentas de análise como KPI’s, ROI ou web analytics.


Funções de destaque de um Social Media Manager


Pesquisa de mercado: a primeira tarefa a ser realizada pelo SMM é realizar um estudo de mercado, investigar o que os consumidores querem, onde estão, quais redes podem encontrar, que tipo de conteúdo eles preferem, e a partir dos resultados desta pesquisa ou estudo será possível desenvolver um plano de mídia social.


Content Creator. O conteúdo é uma parte essencial de qualquer negócio relacionado ao marketing e por mais que tenhamos muitos escritores no quadro de funcionários, é necessário adaptar todo o conteúdo de acordo com as redes sociais em que nos movemos. Seja para atrair “Likes” ou mesmo resumir artigos em 140 caracteres. Nessa função também deve ser adicionado a geração de conteúdo audiovisual que dá suporte ao conteúdo.

Desenhar a presença da marca nas mídias sociais. Planejar o que será feito, como, quando e para que.


Selecione as redes e plataformas sociais onde serão desenvolvidas as promoções: de acordo com o estudo de mercado, a segmentação do público-alvo e o que se busca com a campanha, o SMM decide quais redes e canais sociais são adequados para realizar a promoção. Este trabalho é importante porque, embora existam várias plataformas, nem todas ajudam a atingir os objetivos.

Desenhar o roteiro que deve ser seguido pelo Community Manager: como mencionei acima, o Community Manager executa o planejado pelo SMM, portanto o SSM deve elaborar e indicar claramente os passos a seguir, ou seja, o que deve ser feito e como.

Gerenciar e distribuir o orçamento: O SMM tem acesso a recursos econômicos da empresa e é responsável por distribuí-los entre as diferentes atividades que serão realizadas como parte das campanhas. Além de garantir o uso adequado desses recursos.

Aficionado a atualidade. Como em qualquer profissão relacionada às mídias sociais, você deve estar atento às notícias mais atualizadas. Tanto as diretas quanto as indiretamente relacionadas ao Marketing.

Projetar o plano de resposta para tempos de crises: o que fazer quando os clientes estão insatisfeitos com razões válidas, trolls, quando o cliente recebe um produto defeituoso, um ocorre um erro em uma campanha de comunicação, ou quando gerente da empresa faz um comentário inapropriado em um meio de comunicação? Como responder? O SMM deve projetar um plano que pode ser usado nessas ocasiões e que obviamente funcione.

Supervisionar o trabalho do CM: o SMM está acima do Community Manager, portanto, ele deve supervisionar o trabalho que é realizado, embora não cuide das suas tarefas, deve conferir autonomia, e ser responsável por verificar se está sendo cumprido o seu trabalho e a estratégia definida.

Analise os resultados das campanhas realizadas: não é apenas uma questão de planejamento, mas também de avaliação. Por esta razão, o SMM deve analisar e interpretar os resultados de cada campanha, analisar os acertos e especialmente os erros. Uma vez que os resultados são conhecidos, novas estratégias são desenvolvidas capazes de aproveitar as vantagens e oportunidades e melhoram as fraquezas das campanhas anteriores. 


Além disso, é o responsável por realizar uma análise do ponto de vista econômico, ou seja, avaliar o ROI, assim poderá verificar se o investimento é lucrativo ou se há perda de dinheiro. Ninguém gosta de investir em algo que gera apenas perdas. Interpretar os dados do relatório de monitoramento das redes sociais elaborado pelo Community Manager.