Resultado de imagem para nubank

O ano de 2020 começou movimentado para o Nubank. A fintech fez a sua primeira aquisição, adquirindo a Plataformatec, especialista no desenvolvimento e crescimento de produtos digitais. A modalidade de compra escolhida foi o “acqui-hire”, na qual o foco não é obter um produto ou serviço, mas a contratação de profissionais da empresa.

O acqui-hire (ou acqui-hiring) é comum principalmente no setor de startups, no qual as empresas buscam um crescimento rápido e, por isso, precisam de mão-de-obra muito bem qualificada. É também utilizado para enfrentar a falta de profissionais de um setor, como o de tecnologia.
No caso do Nubank, os funcionários da Plataformatec já haviam prestado consultoria para a fintech, trabalho que resultou em aumento de produtividade em diversas áreas da empresa. Diante do resultado, a fintech decidiu comprar a consultoria.

Outra startup brasileira também optou pelo acqui-hire recentemente. A Gympass adquiriu uma startup de inteligência artificial portuguesa para contratar sua equipe de tecnologia. O motivo foi o mesmo: a dificuldade de encontrar talentos na área. A empresa, que mudou sua sede para Nova York, nos EUA, tem como estratégia de negócio a busca por profissionais no exterior. Recentemente, a companhia abriu um centro de tecnologia em Nova York com foco em automação e aprendizado de máquina (machine learning).

Não por coincidência, muitas das profissões que estão em alta em 2020 são ligadas à tecnologia. O LinkedIn realizou um relatório com as 15 profissões que mais cresceram no Brasil desde 2015 e que devem continuar em alta neste ano. Das 15, 9 são relacionadas a TI. São exemplos: engenheiro de cibersegurança, cientista e engenheiro de dados, especialista em inteligência artificial, desenvolvedor, entre outros. Confira a lista completa.

Essa tendência irá realmente continuar em alta se depender do Nubank – a empresa afirma que irá continuar contratando profissionais da área para acelerar seu crescimento neste ano.

E você, acredita que há uma falta de profissionais qualificados em tecnologia no Brasil?